Até hoje, escutamos muita “MELODIA”, recebemos muitas visitas de “SECRETÁRIOS E POLÍTICOS IMPORTANTES”, que enchem a internet e as mídias com FOTOGRAFIAS DE FIGURINHAS ESTADUAIS E FIGURINHAS FEDERAIS e muito pouco se faz em “AÇÕES CONCRETAS”, para o desenvolvimento do Turismo de Pesqueira.

Caros sonhadores(as) da terrinha,
É com um misto de esperança e ceticismo que trazemos a novidade do recente encontro entre o Prefeito Cacique Marcos e representantes da FUNAI e do Governo de Pernambuco. A reunião, realizada no dia 18 de março, teve como objetivo discutir a tão sonhada modernização do Santuário da Graça, um marco histórico e religioso da nossa cidade.
Um Histórico de Promessas Não Cumpridas
Nos últimos anos Pesqueira já recebeu diversos secretários de turismo e representantes de diferentes órgãos de turismo, tivemos um Núcleo de Turismo formado com representantes do CDL, Rotary, Banco do Nordeste, Aldeia indígena, Câmara de Vereadores, Igreja e a própria Prefeitura. Em 2002, tivemos reuniões promissoras com Secretários de Turismo, Empetur e outros órgãos importante para o desenvolvimento da atividade (ficou decidido, na época, que desenvolveríamos e faríamos parte de uma Rota Integrada do Turismo com Poção, Pedra Furada, Venturosa Arcoverde e Catimbau), mas, até hoje, pouco se concretizou. O prefeito Evandro, em seu último mandato, em um encontro de turismo em São Paulo, conseguiu colocar Pesqueira na Rota Nacional e Internacional da Fé, mas, infelizmente, a realidade nos mostrou que esta nossa colocação não, influiu e nem foi suficiente para ser traduzida em ações mais ágeis e mais concretas para alavancar o nosso Turismo local.
Veja como foi a Programação do nosso Primeiro Encontro de Turismo em dezembro de 2002

TIVEMOS ATÉ UM NÚCLEO DE TURISMO COM REPRESENTANTES DE TODA A SOCIEDADE ORGANIZADA(2014/2015). VEJA UM DESTES MOENTOS EM VÍDEO:
A população está cansada de promessas vazias. Lembramos do grande encontro de 2021, onde representantes do turismo estadual estiveram em Pesqueira, mas, desde então, nada de concreto foi feito para alavancar o turismo local. Somos uma cidade rica em história, cultura e potencial religioso, desde as aparições de Nossa Senhora da Graça em 1936 até o apogeu das indústrias de doces que nos deram reconhecimento internacional.
Um Clamor por Ação
A cidade clama por ação. O sentimento é claro: não queremos mais encontros que se resumam a fotografias e promessas que nunca se concretizam. O que queremos é que este encontro com o atual prefeito resulte em algo palpável, que traga melhorias reais para o Santuário e, consequentemente, para o turismo em Pesqueira.
A reflexão que deixamos é: será que agora, com a presença do Cacique, conseguiremos ver algumas sacas de cimento serem colocadas para dar uma nova vida à infraestrutura tão carente do nosso querido Santuário? O otimismo persiste, mas a desilusão também nos acompanha. A poeira levantada pela construção de promessas não cumpridas ainda está fresca em nossas memórias.
Aguardamos com Esperança
Estamos prontos para torcer mais uma vez, esperando que, desta vez, as ações falem mais alto que as palavras. Pesqueira merece mais; nossa história e nosso povo são dignos de um futuro melhor. É hora de transformar as promessas em realidade e fazer do nosso turismo religioso um verdadeiro motor de desenvolvimento para a nossa terra.
Vamos aguardar, mas não vamos esquecer: as esperanças não podem ser alimentadas apenas por discursos. Que este seja um novo ciclo de desenvolvimento, mas que, acima de tudo, seja um ciclo de ações concretas e mudanças significativas para Pesqueira.
PROMESSAS E PLANOS EM 2021:
2º dia do Encontro de Turismo em Pesqueira promove homenagens e entrega de troféu

O segundo dia do 2º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco que está sendo sediado em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco trouxe programação com palestra de formação sobre o desenvolvimento do turismo religioso através da experiência do secretário de Turismo de Juazeiro do Norte Padre Paulo César. ( FONTE g1 DE CARUARU).
SANTUÁRIO DA APARIÇÃO EM CIMBRES SERÁ MODERNIZADO; PESQUEIRA AVANÇA NO TURISMO RELIGIOSO

Reflexão Final: O que será necessário para que as promessas se tornem realidade? Estamos prontos para ver a poeira da construção levantar, mas precisamos de certezas, não apenas de esperanças.
FRANCISCO MENDES GALINDO, 21/03/2025.