*Queijarias artesanais terão destaque no 29º Festival de Inverno de Garanhuns*
_Produtos serão expostos no Armazém de Agro e Negócios, projeto desenvolvido pelo Sebrae que funciona no Parque Euclides Dourado, até o dia 28 de julho_
A Bacia Leiteira de Pernambuco, responsável por 70% da produção de leite do estado, vai receber um grande incentivo durante o 29º Festival de Inverno de Garanhuns. Através de um novo projeto do Sebrae, queijarias artesanais de Garanhuns, Venturosa, Pedra, Canhotinho e Jupi expõem seus produtos na 1ª edição do “Armazém de Agro e Negócios”, instalado no Parque Euclides Dourado e funciona até o dia 28 de julho, das 14h às 20h (de segunda a quarta) e das 10h às 20h (de quinta a domingo).
Para a realização desta iniciativa, o Sebrae conta com investimentos de aproximadamente R$ 40 mil, com o patrocínio da AD-Diper e apoio da Prefeitura de Garanhuns. O objetivo do Armazém é o de proporcionar acesso a mercados e divulgar as empresas que foram trabalhadas e estão sendo legalizadas através do Programa de Adequação de Queijarias Artesanais do Agreste Meridional, iniciado em 2017, a partir do processo de legalização de 35 empresas produtoras de derivados do leite da região.
Dez estandes de aproximadamente 6m² estão montados em uma área coberta de 200m². Neles, os visitantes podem adquirir uma grande variedade de produtos lácteos de alta qualidade, sem intermediários, ou seja, direto do produtor, a preços acessíveis. Entre as opções oferecidas pelas queijarias, há queijos de diversos sabores, manteiga cremosa, manteiga de garrafa, bebidas lácteas e doce de leite.
De acordo com o analista da Unidade Agreste Meridional do Sebrae, Jefferson Fernandes, coordenador do Armazém do Agro e Negócios, esta é uma excelente oportunidade para os produtores apresentarem seus produtos: “é uma maneira para que os produtores possam acessar novos mercados em um evento que recebe visitantes de todo o estado e de várias partes do país”.
Uma das queijarias que está no Armazém é a Leite Nobre, do município de Venturosa. A empresa tem o propósito de valorizar a cultura e a gastronomia pernambucana através do queijo coalho artesanal. “Nossa expectativa no Armazém do Agro e Negócios é apresentar para o público as nossas novas opções de sabores desse tipo de queijo, conquistar o paladar dos consumidores e, por consequência, fechar novas parcerias com revendedores”, explica o diretor-presidente da queijaria, Romildo Albuquerque.
No Armazém, estão expostos o queijo coalho artesanal sabor tradicional; o condimentado com cebola, alho, orégano ou pimenta; o defumado; o maturado; e o zero lactose. E dois produtos lançados: o queijo coalho artesanal recheado com charque, bacon ou calabresa e o trufado com doce de leite ou doce de goiaba.
Para Romildo Albuquerque, participar de um projeto como este do Sebrae é muito importante para a empresa: “o Sebrae sempre nos proporciona as melhores condições para desenvolvimento do nosso negócio e para nossa capacitação como empreendedores. Em todos os projetos que participamos, recebemos ótimas oportunidades de parcerias, divulgações, melhorias e comercialização dos nossos produtos. Além disso, conseguimos inovar em nossos processos através de incentivos a pesquisas, desenvolvimento de novas tecnologias, indicações dos melhores fornecedores e nos facilitou parcerias com institutos e consultores”.
*Concurso de Queijos Artesanais* – O Armazém do Agro e Negócios também vai contar com uma sala climatizada para a realização da 2ª etapa do Concurso de Queijos Artesanais, projeto da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que tem apoio do Sebrae. O concurso visa incentivar, premiar e promover a melhoria contínua dos queijos produzidos na região. Vão participar produtores que têm o Selo de Inspeção Estadual ou autorização de comercialização expedida pela Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco).
*Serviço: Armazém do Agro e Negócios*
Data: até 28 de julho
Horário de funcionamento: das 14h às 20h (de segunda a quarta) e das 10h às 20h (de quinta a domingo)
Local: Parque Euclides Dourado, bairro Heliópolis
Entrada gratuita
Informações na Unidade Agreste Meridional do Sebrae: (87) 3221.3333