A oficineira que ministrou o curso foi Aline Sena, funcionária da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tendo também apoio da gestora ambiental do Projeto Socioambiental Adriana Leal; da técnica social Tereza Aragão, que também tem experiência na área ambiental, e demais técnicos sociais do Programa Minha Casa Minha Vida.
A oficina foi fundamentada na reciclagem do óleo de cozinha usado para produção de sabão e se inspira em inúmeros outros trabalhos realizados em diversas partes de nosso país.
Dentre as vantagens da oficina está o de evitar transtornos às redes de esgotamento sanitário e sobrecarga da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) por meio da redução de lançamentos de óleo de cozinha nas pias; contribuir com a preservação de rios, córregos, nascentes e lagos de nosso município e região, evitando que o óleo de cozinha polua tais lugares e envolver a comunidade em ações de proteção do meio ambiente e de promoção do desenvolvimento social.
O curso contou com uma parte teórica sobre meio ambiente e outra prática, com a confecção do sabão ecológico pelos pré-beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. Ainda está prevista mais uma oficina de Sabão Ecológico com um grupo de 30 (trinta) beneficiários do MCMV.
Durante a oficina foi aberto um momento para o assistente social Celso levar uma palavra aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida sobre o Bolsa Família, oportunidade esta em que os beneficiários puderam tirar as dúvidas sobre o programa.
Site da Prefeitura