01/10/2015
Mais de 290 mil pessoas são atingidas por novo sistema de rodízio.
Município de Casinhas terá água por até cinco dias, em outubro.
(Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Onze municípios de Pernambuco ficarão 29 dias sem água e apenas dois com abastecimento em outubro, segundo informou nesta quinta-feira (1º) a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Todas as localidades são abastecidas pela barragem de Jucazinho. Aproximadamente 290 mil pessoas serão atingidas.
Os municípios que ficarão dois dias com água são: Surubim, Salgadinho, Santa Maria do Cumbucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almase Santa Cruz do Capibaribe. A excessão é o município de Casinhas, que terá rodízio de cinco dias com água e 25 sem água.
O novo rodízio tem início nesta quinta. Entre o dia 1º e 8 deverão receber água os municípios de Toritama, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério. Nestas cidades, o ciclo deve ser recomeçado dia 31. As próximas a receber água serão Surubim, Salgadinho e Casinhas, a partir do dia 8, e Santa Cruz do Capibaribe, Passira, Cumaru e Riacho das Almas a partir do dia 16.
A mudança se deu por conta da pior seca dos últimos 50 anos em Pernambuco, o que provocou a estiagem em Jucazinho, segundo a Compesa. De acordo com a companhia, a vazão da barragem caiu de 1,8 mil litros por segundo para 200 litros por segundo.
A assessoria de imprensa do órgão informou que os municípios já vinham sendo abastecidos durante dois a seis dias até que um novo ciclo fosse iniciado, a mudança é o tempo de espera para a próxima rodada, que será ampliado.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) – em boletim de monitoramento divulgado na segunda-feira (28) – a barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, Agreste do estado, está com 2,7% da capacidade, o que corresponde a pouco mais de 8,9 milhões de metros cúbicos. A capacidade total da barragem é de 327 milhões de metros cúbicos.