Balanço foi divulgado na noite deste domingo (2). Na sexta (30) e no sábado (1º), foram sete casos. Operação de segurança segue mobilizada até as 7h da segunda (3).
Por g1 PE
Pernambuco teve 64 casos de crime eleitoral e 125 pessoas levadas para delegacias
Pernambuco registrou 64 casos de crimes eleitorais neste domingo (2), durante as eleições. Em todo o final de semana da votação, foram 71 ocorrências desse tipo de crime registradas no estado, segundo os números divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e contabilizados entre as 7h da sexta-feira (30) e as 19h deste domingo (2).
Além dos 64 casos deste domingo, houve duas atuações na sexta-feira (30) e cinco no sábado (1º). O número é menor que o registrado nas eleições de 2020, quando houve 30 casos na sexta-feira anterior à votação e 53, no sábado.
Ao todo, 125 pessoas foram conduzidas para delegacias por crimes eleitorais neste primeiro turno. Segundo a SDS, a prática criminosa mais comum foi a boca de urna, com 22 casos. Os municípios onde mais houve atuação policial foi o Cabo de Santo Agostinho (7 casos), seguido de Igarassu, Olinda e Recife, cada um com quatro ocorrências.
Por meio de nota, o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, disse que houve um caso de ameaça. Ocorreu em Petrolina, no Sertão, numa discussão entre pessoas que falavam sobre política.
Além disso, as equipes da Polícia Militar atuaram em casos de “boca de urna”, distribuição irregular de material de campanha e transporte irregular de eleitores. Isso ocorreu em Garanhuns, no Agreste; em Serra Talhada e Cabrobó, no Sertão; e no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
O secretário também afirmou que a operação integrada das forças de segurança fica mobilizada até as 7h da segunda-feira (3). Milhares de policiais militares, civis, bombeiros e outros agentes de segurança foram escalados para atuar nas eleições.
Toda a operação de segurança é monitorada em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no bairro de São José, no Centro do Recife. Também há centros integrados em Caruaru, no Agreste, e em Serra Talhada, no Sertão.