Se continuarmos assim aos poucos seremos esquecidos.
A cidade de Pesqueira, situada no estado de Pernambuco, tem enfrentado uma preocupante perda de seu potencial turístico devido à falta de interesse e conhecimento por parte de seus representantes eleitos. Com uma história rica na industrialização, cultura vibrante, culinária adotada e arte tradicional da renda renascença, é triste presenciar todo esse potencial sendo negligenciado.
Um exemplo alarmante desse descaso é o abandono do CICRE Rosa, que há anos necessita de uma reforma. Infelizmente, os representantes eleitos não têm lutado por essa reforma, e o executivo pode prefere manter as rendeiras e o nosso artesanato em um espaço inadequado, onde a visibilidade e o comércio com os turistas e visitantes estão comprometidos a cada dia por falta de um bom espaço represntativo da nossa grandeza. Em vez de investir na necessária reforma do telhado do prédio da antiga fábrica Rosa, onde funcionava a principal exposição de artesanatos, opta por pagar o aluguel de um ambiente diminuto e sem expressão. É uma situação degradante e triste ver os profissionais sem um verdadeiro apoio logístico de vendas, infraestrutura adequada e uma boa divulgação por parte do poder público, para uma maior visualização deste valoroso potencial artesanal da cidade.
Outro problema evidente é a falta de cuidado com as avenidas, que estão com o asfalto extremamente danificado e cheio de buracos. Além disso, a coleta de lixo muitas vezes é deficiente, ocorrendo acúmulo de resíduos nas principais rotas dos coletivos turísticos, como é o caso do bairro da Serrinha. Esse trajeto que nos leva aos principais atrativos religiosos da cidade, como o Mirante da Graça e o local das Aparições de Nossa Senhora da Graça em Cimbres. Infelizmente, o acesso a esse último também apresenta muitos problemas com um trechos inacabados sem calsamento. Essa condição torna inviável a passagem de dois ônibus ao mesmo tempo, representando um risco para os passageiros. Porque os freios dos veículos não aderem bem ao piso molhado e enlamaçado peals chuvas, podendo resultar em acidentes graves.
Além disso, a estrada que dá acesso a Cimbres encontra-se extremamente danificada. Durante as campanhas políticas, muito se falou sobre a necessidade de reparos, porém, até o momento, foram apenas promessas vazias. A situação é semelhante à de Poção, considerada a Capital da Renda Renascença desde 2011, que também possui uma estrada em péssimo estado de conservação. Poção destaca-se pela nascente do Rio Capibaribe ( que banha o centro do Recife), pela maior fábrica de rendas e bordados do Brasil e pelo maior centro de instruções bíblicas (com imagens sacras em tamanho natural) das Américas.
É necessário que os 15 vereadores eleitos para representar Pesqueira cobrem ações efetivas do poder executivo e de outras autoridades estaduais e federais que obtiveram expressivas votações em nossa Cidade, buscando, assim, soluções para esses problemas. A nossa cidade possui um potencial turístico grandioso, baseado em sua história, cultura e artesanato. No entanto, sem o apoio adequado das autoridades, esse nosso potencial está sendo esquecido e vem perdendo, aos poucos, a visão e o interresse das agencias de turismo, que, com certeza, já encontram outras lugares mais atraentes, mais acolhedores e bem mais estruturados para serem incluidos em seus roteiros de viagens.
Além dos aspectos mencionados acima, é extremamente triste constatar que Pesqueira é a única cidade do Brasil onde se relata aparições de Nossa Senhora. Portanto, é decepcionante observar que os políticos, que deveriam ser os principais responsáveis por promover e preservar esta História e o Turismo sustentavel a esta localidade, não estão demonstrando o mínimo interesse de fazer algo para sustentar o progresso desta atividade que, consequentemente, alavancaria o progresso econômico da nossa Região, ao aproveitar o potencial em diversas áreas relacionadas ao turismo. Pois, Pesqueira possui uma ampla gama de vocações turísticas, como trilhas, turismo de eventos, turismo educacional, turismo ecológico, turismo rural, turismo religioso, turismo de negócios, entre outras. No entanto, os próprios filhos da cidade não estão valorizando nem sabendo como lapidar esse valioso diamante. O potencial turístico de Pesqueira é imenso, mas a falta de ação e comprometimento por parte dos políticos tem impedido seu pleno desenvolvimento.
Portanto, é fundamental que os representantes eleitos despertem para a importância do turismo para a economia local e tomem medidas concretas para fomentar e promover todas as atividades relacionadas a esse setor. Pesqueira tem em suas mãos uma joia preciosa que pode gerar crescimento econômico, empregos e melhor qualidade de vida para os moradores. É hora de reconhecer o verdadeiro valor do turismo em Pesqueira e agir em prol do seu crescimento sustentável.
Francisco Mendes Galindo,23/06/2023.