Uma Área da Terra indígena foi visitada, nesta quarta-feira (31) pelo jovem (Biólogo do Curso de Mestrado) Philipe Almeida que esteve coletando imagens do terreno e amostras do solo para uma avaliação da sua Orientadora do Curso a Drª. Carolina Etienne de Rosália, que estudará a possível implantação de um Projeto Científico nesta conceituada Aldeia Mãe Maria.
O objetivo da Pesquisa, que vinculará a parceria entre a Aldeia Mãe Maria e UFRPE, será o de avaliar a diversidade, a eficiência e a competitividade de bactérias, que por sua vez, poderão vir a contribuir para o aumento da produção do feijão-caupi (Vigna unguiculata) em toda a região do Agreste-sertão beneficiando, assim, a milhares de produtores rurais e de imediato a esta aldeias indígenas que já cultiva este tipo de grão.
Na ocasião da visita, o estudante foi muito bem recepcionado pelo líder indígena vereador Expedito Cabral (mais conhecido por Biá Xukuru). Este líder, por ser um experiente cultivador da terra, foi muito prestativo e se colocou a disposição para que a implantação do Projeto possa beneficiar ao seu Povo e, consequentemente, em um futuro próximo, a toda a População Pesqueirense.
O Jovem Biólogo, após este primeiro contato com o líder Biá, agradeceu a boa vontade do indígena e falou que tudo agora só dependerá da avaliação da Drª. Carolina Etienne, sua Mestre neste importante Projeto do Mestrado.
Veja imagens da nossa visita a Aldeia e fiquemos no aguardo de que o resultado seja positivo, da parte da Orientadora, para que Pesqueira possa ser contemplada e privilegiada por esta Pesquisa.
Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 02/08/2019. .
Vídeos da nossa Visita:
AGRADECIMENTOS AO INDÍGENA PELA PRESTEZA E DEDICAÇÃO EM NOS RECEBER E NOS LEVAR ATÉ A SUA ALDEIA: