-
Depois de polêmica e construção disforme com o paisagismo urbano, a Praça Getúlio Vargas, no centro de Pesqueira, finalmente dá sinais de revitalização. Ontem e hoje pela manhã (domingo e segunda, 18 e 19 de dezembro), empresários ligados à Associação Comercial e Empresarial de Pesqueira (ACEP) estavam vistoriando as obras de recuperação e até trabalhando, regando as plantas. Segundo o empresário Luiz Gonzaga Rufino, a ACEP adotou a praça e refaz toda a estrutura urbanística do local. “Os primeiros sinais já podem ser sentidos. No último sábado plantamos mudas de grama em volta do busto e agora, com essas chuvas, já cresce e renasce para todos”, disse Luiz Gonzaga, quer se diz “feliz em poder estar ajudando a Pesqueira ter de volta uma praça bonita no centro comercial da cidade”. O empresário diz que foi um dos primeiros a ser contra a instalação de pontos comerciais, afinal, “a praça deve ser dos namorados, dos estudantes, dos aposentados, e de quem mais quiser usufruir”, opina. Para manter os ares de tranquilidade e preservar a beleza do local, a Associação Comercial e empresários da cidade demostraram interesse em adotar o espaço, e vai cuidar da área, plantando flores, grama e instalando a iluminação especial de Natal. O próximo passo será a melhoria do piso e manter a limpeza regular do local.
Tranquilidade e Sossego
De frente ao Bradesco, a Praça Getúlio Vargas sempre foi um local onde as pessoas escolhiam os bancos do Passeio para refletir, relaxar, ou apenas conversar, como o casal José e Alessandra. Segundo eles, o local agradava pelo clima, pelo verde exuberante e pelo ar romântico. “Aqui a gente ficava longe da agitação. Era um dos nossos lugares preferidos, por isso viemos muitas vezes quando namorávamos”, conta o casal. Há também quem encontre espaço para passar o tempo, como aposentados que esperam seus familiares resolverem negócios na rede bancária.
Polêmica
Em junho deste ano, após receber uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a prefeitura de Pesqueira paralisou a reforma da Praça Getúlio Vargas, e se comprometeu a retornar o espaço público às suas características originais. Segundo as promotoras de Justiça Jeanne Bezerra e Andréa Porto, no dia 6 de abril o MPPE recebeu uma denúncia anônima noticiando a “construção de um bar na Praça Getúlio Vargas, por trás da Catedral, contrariando o interesse público”, com possíveis prejuízos ao patrimônio histórico. As promotorias de Justiça de Pesqueira também receberam um abaixo-assinado com mais de duzentas assinaturas dos cidadãos de Pesqueira, além de matéria veiculada na imprensa local, e depoimentos pessoais e documentos coligidos acerca do valor histórico e cultural da Praça Getúlio Vargas, antiga Praça Marquês do Herval. Na versão impressa do jornal A Notícia, que será veiculada nos próximos dias, o prefeito Evandro Chacon fala, entre outros assuntos, sobre a polêmica da Praça Getúlio Vargas. Ele diz que foi um ‘erro de arquitetura’ e decidiu acatar a recomendação judicial, mas adiantou que “sempre foi um gestor preocupado com o paisagismo urbano de Pesqueira”.