Publicado em 23/03/2015,
Do NE10
Após quase quatro anos de polêmicas e ações na Justiça do Trabalho, a professora Zuleide Elisa Almeida voltou ao Colégio Damas, localizado na Zona Norte do Recife, nesta segunda-feira (23). Zuleide foi demitida da instituição de ensino após a descoberta de um câncer.Em 2010, a professora de história do ensino médio foi diagnosticada com câncer na bexiga e passou por um procedimento cirúrgico para a retirada de um tumor. Após a cirurgia, Zuleide passou a realizar funções como atender o telefone e cumprir a sua carga horária na sala dos professores, sendo demitida em seguida.
LEIA MAIS:
Sindicato diz que Colégio Damas demitiu professora em tratamento de câncer
Após a repercussão do caso, o Colégio Damas informou, em nota, que a funcionária havia sido demitida por atos relacionados apenas ao emprego, sem relação com a sua doença. A Justiça do Trabalho, porém, considerou a dispensa como discriminatória, condenando a instituição a pagar R$ 40 mil por danos morais e todos os salários desde a dispensa da funcionária.
O advogado do Sindicato dos Professores de Pernambuco, Paulo Azevedo, informou que esteve presente na volta da professora, assim como um oficial de Justiça e o departamento jurídico da instituição. Segundo ele, a volta foi tranquila, porém, como ainda passa por tratamento, a professora recebeu a sugestão de continuar em repouso em casa recebendo o seu salário. Paulo afirma que é possível que esta proposta seja aceita pela docente e que a decisão será tomada dentro dos próximos dias.
A assessoria de imprensa do Colégio Damas foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.