Oportunidades são para estudantes do ensino médio das escolas estaduais. Inscrições podem ser feitas até 19 de agosto.
Por g1 PE
12/08/2024 19h43 Atualizado há 15 horas
Estudantes do ensino médio nas escolas estaduais de Pernambuco podem se inscrever no programa de intercâmbio Ganhe o Mundo — Foto: Josimar Oliveira/SEE
O Programa Ganhe o Mundo, do governo de Pernambuco, abriu inscrições em 900 vagas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio das escolas estaduais. Do total de oportunidades, 400 são para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp
As inscrições podem ser realizadas na internet até as 23h59 do dia 19 de agosto. O candidato deve preencher os dados solicitados e escolher o idioma (inglês ou espanhol) e o país de destino desejado. O cronograma do processo seletivo está no edital.
“Os selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio de um dos países, com data de embarque prevista para até março de 2025”, informou o governo de Pernambuco, em nota.
Etapas da seleção
A seleção conta com duas etapas. A primeira tem caráter eliminatório e classificatório e será uma prova objetiva aplicada no dia 15 de setembro, no idioma escolhido pelo estudante na inscrição. Para aprovação, o candidato precisa alcançar nota mínima de 6.
A segunda fase será a análise dos requisitos previstos no edital:
- Frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio;
- Média 7 em português e matemática;
- Idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no ato de inscrição;
- Idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque.
De acordo com o governo de Pernambuco:
- O resultado final da seleção será divulgado em outubro;
- Cada um dos 184 municípios do estado terá, ao menos, um estudante convocado;
- As vagas remanescentes serão distribuídas entre os aprovados, sendo respeitada a classificação final;
- Os candidatos classificados asseguram apenas a expectativa de direito ao intercâmbio, pois a viagem depende da emissão de passaporte válido e da obtenção de vistos consulares.