CRÉDITO FOTO-RICARDO LABASTIER
Responsabilidade e diversidade foram palavras de ordem na tarde desta terça-feira (19), na sede do PSOL-PE, quando aconteceu a homologação da federação PSOL/REDE em Pernambuco.
A federação será conduzida no estado pelo presidente do PSOL, Tiago Paraiba, tendo Silvia Siqueira, da Rede, como vice-presidente. “A nossa responsabilidade será grande e o trabalho duro. Precisamos construir um Brasil de fato para aqueles que nunca foi construído, não é reconstruir. Mas é construir para a população negra, periférica, para a juventude que está sendo exterminada nas favelas”, frisou Paraíba, referendado por Sílvia. “Precisamos de coragem e manter nossa coerência política”, falou.
A sede do partido esteve repleta de militantes, correligionários e parlamentares do PSOL e da Rede Sustentabilidade para apoiar Alice Gabino. Militante fundadora da Rede desde 2013, ela foi o nome escolhido para compor a chapa majoritária ao lado de João Arnaldo para governador e Eugênia Lima, para o Senado.
Alice falou da sua trajetória como militante e advogada e lembrou do apoio ao PSOL-PE na campanha de 2018 quando Dani Portela saiu candidata ao governo do estado. Ela frisou suas bandeiras de luta e disse estar disposta a construir um novo projeto para Pernambuco. “Trabalho pelas mulheres, população negra , periférica e pela juventude que está sendo morta a cada dia. Encontro aqui nesta casa e nestes companheiros a coragem e esperança de que precisamos”, colocou ela.
Eugênia Lima e João Arnaldo deram as boas vindas à Alice e lembraram a responsabilidade e a importância do diálogo durante a federação que durará 4 anos.
Ainda participaram do ato politico a vereadora e pré-candidata a deputada estadual, Dani Portela, Carol Vergolino e Jô Cavalcanti da Juntas Codeputadas, Roberto Leandro, membro da executiva Nacional da Rede; Jesualdo Campos, da direção nacional do PSOL e o vereador Ivan Moraes, pré-candidato a deputado estadual.
Perfil -Alice Gabino
Natural do Recife tem 42 anos e é bacharel em Direito. Cofundadora da Rede (2013) e hoje coordenadora estadual de comunicação e membro da direção nacional da Rede Sustentabilidade. Líder pública pela RAPS e pela Fundação Lemann. Cofundadora do Movimento Amazônia na Rua (Recife), ativista ambiental e consultora de meio ambiente. Atuou no setor público no IBAMA (2002/2009) e na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado – SEMAS (2011/2018). Foi candidata à deputada federal pela Rede em 2018, sua primeira candidatura.