Há 81 anos, o Sítio Guarda localizado em uma região da Aldeia Indígena Xukuru no município de Pesqueira, Agreste do estado de Pernambuco distante 225 km da Capital, se tornaria um dos poucos lugares do Mundo a ser investigado como local de aparição de Nossa Senhora.
Segundo a história, que ainda é pouco conhecida dos próprios pernambucanos, tudo teve início quando em, 06 de Agosto 1936, duas adolescentes moradoras (da localidade) afirmaram ter visto próxima a uma grandiosa pedra, a N. S. das Graças com um menino nos braços.
Segundo relatos em vários livros sobre a História de Cimbres e de PESQUEIRA, a santa apareceu e conversou com as duas meninas videntes (Maria da Luz e Maria da Conceição) por varias vezes e como sinal (de Sua presença para a população) Ela deixou a formação de uma pequena fonte de água na pedra. Água esta que os fiéis usam, com fé, para obterem milagres de curas.
O Episódio chama a atenção dos fiéis e da própria Igreja Católica, que permitiu a celebração de missas e eventos religiosos na localidade.
Nestes dias (25 de agosto a 03 de Setembro) devido ao aniversário do mês das aparições a Prefeitura Municipal, a Igreja, a Sociedade e a Aldeia Indígena Xukuru de Pesqueira prepararam uma Programação Especial para comemorar, com os Fiéis Visitantes e Turistas, os 81 anos deste fato sobrenatural que ocorrera em nossa Cidade e transformou aquele ambiente natural da Aldeia Xukuru em um verdadeiro Santuário de Peregrinações. O lugar tem atraído pessoas do Mundo inteiro durante os anos e no mês das aparições a procura ainda é bem maior.
Este ano, por exemplo, centenas de pessoas já estiveram em Pesqueira para visitar o Santuário. E a estimativa é de que mais de 4(quatro)mil pessoas possam estar passando pelo Santuário nestes 09 (nove) dias de festividade. Veja a programação!
FRANCISCO MENDES GALINDO/PESQUEIRAFUXICO.COM,18/08/2017.
VIDENTES: