Radialista Marivan Melo disse que, um dia antes das agressões, publicou denúncia sobre suposto caso de nepotismo na prefeitura. Caso é investigado pela Polícia Civil.
Por g1 PE
27/10/2024 16h46 Atualizado há uma hora
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.674.1_pt_br.html#goog_551513245Reproduzir vídeo
00:00/01:07Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Blogueiro é agredido com barra de ferro por sogra do prefeito de Gravatá
A Polícia Civil está investigando um caso de lesão corporal praticada pela sogra do prefeito reeleito de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O radialista e blogueiro Marivan Melo disse que foi agredido pela mulher após uma denúncia que ele fez sobre um suposto caso de nepotismo na prefeitura.
Imagens enviadas à TV Globo mostram o comunicador com o rosto ensanguentado e a agressora, conhecida como Tea, correndo atrás dele com uma barra de ferro no meio da rua (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A mulher que aparece no vídeo é sogra de Padre Joselito (Avante), prefeito reeleito de Gravatá. Ao g1, Marivan contou que a confusão aconteceu um dia depois da publicação sobre um suposto caso de nepotismo envolvendo a primeira-dama, Viviane Facundes, que também é secretária municipal de Obras e Serviços Públicos (saiba mais abaixo).
O caso ocorreu na sexta-feira (25), na Rua José Fabiano Bezerra, no bairro de Quinze de Novembro. O blogueiro disse que estava chegando em casa por volta das 15h quando foi abordado pela sogra e por uma cunhada do gestor municipal, Michele Facundes.
Em nota enviada ao g1, a defesa das parentes do prefeito acusou Marivan de espalhar acusações sem prova e “operar uma autêntica usina de fake news” e disse que “a verdadeira vítima é quem foi levada ao limite” (veja mais abaixo).
Também procurado, o partido Avante informou que não vai se pronunciar.
“Ela (Tea) veio com o ferro, botei o braço e me afastei. Comecei a andar em volta de um carro, na rua, e ela arrodeando. Em poucos segundos, a filha dela (Michele) chegou num carro em alta velocidade e jogou o carro em cima de mim […] Corri, mas elas conseguiram me alcançar, tentei entrar num mercado, que estava fechado, o menino abriu e entrei”, afirmou Marivan Melo.
Em um dos vídeos publicados, ele aparece com a cabeça ensanguentada dentro do mercadinho enquanto a cunhada do prefeito grita com o blogueiro do lado de fora do estabelecimento. “Saia, saia para você apanhar de novo”, fala a mulher.
Marivan disse que acionou a Polícia Militar e as duas mulheres deixaram o local. Segundo o radialista, os policiais não conseguiram localizar o mercadinho onde ele estava.
Por isso, o blogueiro afirmou que pediu para um amigo pegar o carro dele e levá-lo até a Delegacia de Gravatá, onde registrou um boletim de ocorrência.
O radialista falou ainda que, após prestar queixa, fez exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares, na Zona da Mata Sul do estado. Procurada, a Polícia Civil informou que abriu um inquérito para apurar a ocorrência.
Medida protetiva e denúncia de nepotismo
Marivan Melo disse que, nos últimos meses, postou na internet diversas críticas e denúncias contra a prefeitura e a primeira-dama.
No mês passado, segundo o blogueiro, Viviane Facundes solicitou uma medida protetiva contra ele sob a alegação de que estava recebendo ameaças do comunicador. A Justiça atendeu o pedido, estendendo a proteção para toda a família, incluindo a mãe dela.
O radialista contou ainda que, na quinta (24), um dia antes da confusão, publicou uma notícia sobre uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedindo que o prefeito exonere Viviane Facundes do cargo de secretária municipal de Obras e Serviços Públicos por suspeita de nepotismo.
A primeira-dama é secretária de Obras e Serviços Públicos do município desde 1º de março deste ano. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial do MPPE da quarta (23).
Na recomendação, o promotor de Justiça Adriano Camargo Vieira afirma que Viviane foi nomeada sem ter qualificação técnica para exercer o cargo, o que, para o órgão, pode configurar nepotismo.
O g1 entrou em contato com a prefeitura de Gravatá para falar sobre a recomendação do Ministério Público, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
O que diz defesa da família
Em nota, a defesa da família do prefeito acusou Marivan de espalhar acusações sem prova e “operar uma autêntica usina de fake news”. Segundo o texto, na sexta-feira (25), o blogueiro ofendeu Michelle com “declarações mentirosas, desrespeitosas e degradantes” e desrespeitou uma ordem cautelar com atitudes provocativas em frente à casa de Mauricelia Facundes, mãe da primeira-dama.
O texto também fala que:
- Mauricelia reagiu aos ataques contra a família dela feitos por Marivan e “a verdadeira vítima é quem foi levada ao limite, e não aquele que se especializou em humilhar e ofender publicamente em troca de dinheiro”;
- Desde julho de 2024 o blogueiro “converteu suas redes sociais em um palco de ataques despidos de urbanidade e civilidade”;
- A ordem judicial contra Marivan proíbe o blogueiro de realizar qualquer ato que atente contra a honra da primeira-dama e exige que ele mantenha uma distância mínima de 200 metros dela e dos familiares;
- Marivan desrespeitou a medida cautelar cedida em favor da primeira-dama e da família e intensificou as agressões;
- Que Marivan é réu em vários processos desde 2009, a maioria por ataques à honra de diversas pessoas;
A defesa também reiterou que acredita que a Justiça “dará uma resposta efetiva e exemplar contra as práticas reiteradas de Marivan”.