Foram tantos os “boatos” de desfalques que a nossa Centenária Fábrica Peixe sofreu, em administrações passadas, que nós não suportaríamos nem pensar na continuidade deste tipo de “Boatos” como aqueles velhos sons desagradáveis aos nossos ouvidos com informações de : Canos da Cachoeira(Acúde dos Britos) sendo carregados em caminhões; Máquinas da Fábrica Peixe sendo transformadas em ganbiarra para uma tal de Biodiesel, que nunca funcionou; Bicas da Fábrica Peixe, feitas de puro cobre, que sumiram dos telhados e etc…etc.).Estes “boatos” nunca foram comprovados. Mas, fuzilados por estes tipos de “Boatos”, resolvemos correr atrás, de imediato, desta denuncia feita atravéz de uma informação que nos repassaram por meio do Whatsapp. Um cidadão nos pediu para averiguar mais um, possível, crime causado a este Patrimônio Público, a nossa FÁBRICA PEIXE. Na Denuncia o cidadão disse que a Fábrica Peixe estava sendo demolida (em uma das partes do seu telhado) e que as telhas (antigas e históricas) custam mais de 96,00 (Reais) cada unidade e que todas elas tinham desaparecido do local e ninguém fazia nada contra isso. O Valor das telhas, ele nos informou ter pesquisado na Internet. Este cidadão nos passou, também, que tais telhas são valiosas por serem do tipo ”Telhas Inglesas”. Diante destas informaçãos, nós, do pesqueirafuxico.com, fomos ao local investigar este fato. Chegando lá… Realmente encontramos uma equipe retirando uma estrutura de telhado, que fica logo na entrada de acesso ao Pátio da Feira Livre, e procuramos informações com os funcionários que estavam na Obra (que nos disseram estar trabalhando nesta desde a terça-feira passada e acrescentaram que estavam retirando tudo porque a madeira estava podre, de fato encontramos linhas e caibros totalmente corruidos pelo Cupim.
Por sorte, no momento da nossa visita, encontramos o Secretário de Agricultura (Sr.Walmir Tenório) que estava no local, juntamente com o Sr. Célio (que faz parte da administração e coordenação do setor da Feira Livre, que acontece aos sábados e as quartas-feiras neste pátio da Fábrica Peixe). A estes senhores questionamos sobre o assunto, perguntado o porquê de estarem retirando o telhado daquela forma e para onde tinham levado as telhas. O Sr. Walmir Tenório nos explicou que, infelizmente, se fez necessária aquela atitude, que foi tomada pela Administração Municipal devido a uma intervenção da Defesa Civil que diagnosticou um elevado grau de risco de desabamento do telhado, devido à estrutura de madeira está totalmente danificada pelo cupim. Não havendo outra saída, para este iminente perigo, à solução de imediata foi a retirada de todo o telhado, antes que este pudesse causar uma tragédia, com sua queda total ou de partes dele sobre as pessoas que por ali transitam diariamente. Presenciamos de perto a situação e confirmamos o fato da madeira que, realmente, está apodrecida e sem condições de sustentação de peso. Para ser mais claro, não se sabe como esta estrutura ainda estava resistindo a tanto peso do telhado, pois cada telha pesa em média uns 4 kg, segundo nos informou o secretário, Walmir Tenório, que, em seguida, nos mostrou todas as telhas ali guardadas para uma possível reposição, disse ele.
Portanto, dedes já, queremos agradecer ao secretário de agricultura, Sr. Walmir Tenório e ao Administrador do Pátio da Feira, o Sr. Célio, pela transparente informação sobre este assunto e aproveitar a ocasião para parabenizar a Administração Municipal, pela imediata decisão de remoção do risco que se apresentava para a População. Como também, gostaríamos de dirigir os nossos agradecimentos ao cidadão que, usando do seu direito de fiscalizar e de cobrar das autoridades, nos fez esta denúncia e, com ela,contribuiu nos proporcionando mais uma oportunidade de trazer para os Pesqueirenses esta importante informação. Veja vídeos da explicação dada pelo secretário Walmir Tenório e o Administrador do local ,Sr. Célio.
Pesqueirafuxico.com/Francisco Mendes Galindo, 11/09/2015.
Vídeos:
2ª Parte:
Fotos da Madeira e das Telhas: