Estas são as Empresas e as Pessoas que promovem a Informação e o Turismo de Pesqueira e Região!
No último dia 5 de Outubro tivemos a oportunidade de vivenciarmos uma experiência encantadora na cidade de Pesqueira. Chegamos na cidade e fomos recebidos por Chico, um ser que transborda de amor e orgulho pela cidade onde nasceu e se criou.
Nossa andança começou pelo centro da cidade, almoçamos num restaurante chamado Casarão que fica bem pertinho da catedral da padroeira da cidade, Santa Águeda. Seguimos em direção a casa que abriga a perfeita réplica da catedral que para a nossa surpresa foi idealizada e construída por duas crianças que tinham a idade aproximada do nosso filho mais velho, 13 anos. Naquela área, algo que nos chamou a atenção foi a conservação e limpeza da cidade que mais tarde constatamos que esta condição se tratava de boa parte da cidade.
Adoramos conhecer o prédio onde a empresa Casas José Araújo nasceu, fui acompanhada de minha mãe fazer compras nestas lojas em Recife várias vezes e ainda lembro das campanhas publicitárias inteligentes e criativas que faziam. Foi muito bom conhecer a origem e relembrar os jingles.
Em seguida fomos conhecer um lugar muito legal cujo dono, Sr. Antônio, é de uma simpatia e acolhimento sem iguais: a farmácia centenária da família Cristovam. Um marco histórico que nos deixou encantados com o acervo que nele é guardado com tanto orgulho e carinho. Tivemos uma aula e tanto naquele lugar. De lá fomos até o famoso Castelo, onde fomos apresentados a sua surpreendente história.
Seguimos rumo a aldeia Pedra D’água dos índios Xukurus, onde as crianças ficaram encantadas com a rica experiência e com o acolhimento das crianças locais. O caçula rapidamente aprendeu a subir nas árvores para escolher o galho de onde iria conversar, o mais velho foi jogar bolinha de gude. Diversão na certa para crianças que moram em apartamento.
- Aldeia Indígena Xukuru
- Aldeia Indígena Xukuru
- Aldeia Indígena Xukuru
- Aldeia Indígena Xukuru
Saímos de lá já com saudades, paramos no Mirante do Monte da Nossa Senhora das Graças, em seguida paramos num prédio lindíssimo que abriga o Centro de Artesanato onde as peças de Renascença sobressaltam aos olhos pela beleza e riqueza de detalhes, assim como o Museu do Doce que é algo encantador e imperdível por abrigar heranças de um segmento de fundamental importância na história da cidade. Patrimônio que deve ser guardado com todo amor e respeito pelo povo da cidade.
Foi um dia intenso, rico e bastante encantador.
Mais uma vez, nossos sinceros agradecimentos a pessoa que nos transmitiu tamanho amor e respeito por Pesqueira: Francisco Mendes, mais conhecido como Chico.
Que Deus te dê muita saúde para continuar emanando tanta energia positiva aos visitantes que recebe, por muito tempo.
Abraços,
Vasco, Mônica, Pedro e Lucas Uchoas
Com saudades posto aqui todas as fotos, sem Make e sem Photoshop, com os meus sinceros agradecimentos pela visita a esta nossa humilde Terrinha do Doce, da Renda, da Graça e do Povo Xukuru ( Francisco Mendes Galindo/Técnico em Turismo):