Uma da Cenas:
Era o último dia de apresentação do Grupo Teatral “Movimento Arte e Vida” (a sexta-feira Santa,03/04/2015) chegamos de surpresa, mas tivemos a oportunidade de conversar com alguns atores, minutos antes deles entrarem em cena. A esta altura o Pátio do Convento, onde fora montada uma grandiosa infraestrutura de apoio com arquibancada, iluminação, som e outros recursos para a realização do espetáculo, estava lotado, com, aproximadamente, duas mil pessoas aguardando para assistir a peça. Enquanto isso, nos bastidores nós conversávamos as pressas com pessoas da organização e alguns dos principais atores, buscando colher informações sobre este teatro que já é sucesso há muitos anos aqui em Pesqueira. Nisto ficamos sabendo de alguns detalhes importantes sobre os atores, os personagens desta Paixão, que este ano completou o seu 33º ano em Cartaz (coincidentemente a idade com a qual o Cristo foi Crucificado).
Gostaríamos de ter tido a oportunidade de conversar com todos os componentes do grupo, mas, isso, seria uma missão quase impossível, porque o Grupo é formado por mais de 100 (cem) integrantes e nós estávamos a poucos minutos do início do espetáculo. Portanto, o que deu para fazermos foi um improviso, nas carreiras e aos atropelos, para conseguirmos falar, pelo menos, com os principais personagens do Texto Bíblico. O que muito nos ajudou foi ter encontrado o paciente ator e locutor Evaldo Andrade que, com toda a sua calma, nos repassou curiosidades sobre este maravilhoso espetáculo que ele mesmo já fora, por 18 (dezoito) anos, o interprete do principal personagem (o Cristo) e ficara ele conhecido como o “Cristo do Convento” (devido a esta sua numerosa participação e também pelo fato de ele ter adotado o LOOK do estilo de barba e cabelos longos, que usava no palco e na vida real). Evaldo, como sempre, nos atendeu muito bem e com esta sua santa paciência, ele nos apresentou alguns atores e nos deu detalhes sobre os cuidados que são tomados para a realização da famosa cena do enforcamento do “Judas” e a da crucificação de Jesus. Segundo a sua explicação, ficamos sabendo que o espetáculo prima pela segurança dos participantes e a cena mais arriscada, que é a do suicídio do judas, “nesta peça ela não apresenta nem um risco de acidente fatal, como já ocorreu em outras cidades”, disse ele e explicou o porquê. (Veja no vídeo!)
Todos os preparativos do teatro são tão envolventes o quanto é o próprio espetáculo. É muito gratificante ver um grupo tão unido se preparando para um trabalho como este (trabalho voluntário e de talentos) são crianças, jovens e adultos, se maquiando, fazendo penteados, se ajudando e cooperando com o figurino um do outro. Tudo é feito em perfeita harmonia, entre eles. Afinal, este grupo mais parece uma grande família. E por falar em família, dentro do grupo existem verdadeiras famílias trabalhando juntas, como é o caso da Sra. Solange Vieira, que este ano representou a Maria (mãe de Jesus), conversando com ela… descobrimos que ela é a esposa do ator que interpretava o Carrasco, mãe do ator que é um dos Ladrões e ainda a mãe do próprio ”judas”!!! Imagine só um dos filhos dela entrega Jesus (o Judas) o marido dela (é o carrasco) que bate em seu filho “Jesus” e o outro filho dela é crucificado ao lado do seu filho “Jesus”!!! Como se ver ai é onde se percebe o talento artístico da família, que, juntos interpretam, com profissionalismo, todas estas cenas maravilhosas que passam ao público a emoção, que o envolve no sofrimento da Paixão. Tivemos tempo, ainda, de falar com o ator principal (Anderson Adriano) que interpretou o Cristo, o qual nos falou da sua responsabilidade de passar a Mensagem Bíblica desta Paixão a cada apresentação feita. Logo após, fomos apresentados a poetiza e atriz da academia de Letras de Pesqueira (Sra. Zuleide Siqueira) que já fez várias participações neste grupo teatral, inclusive, fora a atriz que interpretou Maria, em anos anteriores, e tem ela uma excelente bagagem teatral pois, já foi dirigida pelo saudoso Nelson Valença, pelo Evaldo Andrade, pelo professor Airton e outros Diretores. Ao final, fizemos algumas fotos de um momento especial do grupo, que é o momento em que eles se dão as mãos e fazem uma oração antes de entrar em cena. Nesta oração eles pedem a Deus perdão pelos pecados e para que possam estar interpretando com amor e dedicação, cada papel, e que os seus personagens posam a conseguir repassar a mensagem do Amor e da Paixão da vida de nosso Senhor Jesus Cristo o nosso Salvador, porque este é o principal objetivo do Grupo.
Observação: os vídeos estão sem o corte dos nossos erros cometidos nas entrevistas. Pois, se retirássemos os erros as entrevistas ficariam sem graça. Veja as resenhas!
Aqui está, em fotos e vídeos, como foi esta nossa visita relâmpago feita aos bastidores deste grandioso espetáculo do Grupo Movimento Arte Vida, que é uma produção realizada com a Coordenação Geral da Sra. Ivania Torres e a sua brilhante equipe (que é formada por mais 10 componentes), segundo nos informou o Ator Evaldo Andrade, que também faz parte da Direção.
As apresentações aconteceram no Domingo de Ramos, na Quarta-feira Santa e na Sexta-feira Santa e estima-se que elas atraíram, a cada noite, mais de 1700 pessoas. Tendo, assim, atingido um público de, aproximadamente, 5.800 a 6.200 pessoas, contabilizando as três noites.
Francisco Mendes Galindo/Pesqueirafuxico.com em 05/04/2015
Fotos e Vídeos:
Palavra de Evaldo Andrade
Palavra da Atriz Solange Vieira (a Maria)
Atriz Zuleide (da Academia de Letras)
Ator Anderson Adriano ( o Cristo)