O Fenômeno chamado “Dois de Ouro”, saiu da Vila Anápolis e segui em direção ao Bairro de São Sebastião, neste domingo (28), arrastando uma verdadeira multidão dentro do Frevo rasgado pernambucano. Este bloco, que já é um dos maiores Blocos de Carnaval do Interior de Pernambuco, tem a frente o divertido e animado presidente FiFi (um dos caros mais simpáticos e populares de Pesqueira). Outra grane Atração do Evento é a presença de um dos foliões veteranos de Carnavais, o “Jovem” inimitável passista BIRÓ do Pão (que além de ser um dos mais velhos carnavalescos de nossa Cidade é o Porta-estandarte do bloco há muitos anos).
O que os Pesqueirenses e Turistas viram neste final semana foi impressionante, uma multidão enorme descendo no Ritmo do Frevo o Bairro Centenário (Antiga Rua da Favela) dançando, pulando, cantando e seguidos a Orquestra de Frevo da Cidade. Ficou comprovado, que este bloco é, sem sobra de duvidas, um dos que realiza uma das maiores festas de bairro com Paredões de Música (o dia todo) e venda de Caldinho, Cachaça, Cerveja gelada, Cachorro-quente, espetinho e muita Gente Bonita curtindo, comemorando o Carnaval e abrilhantando o Ambiente. Mas nem sempre foi assim, tão grande e majestoso, porque o “Dois de Ouro” era formado por um grupinho de amigos. Conheça um pouco da História deste Gigante! E logo após veja imagens dos foliões mais animados de Pesqueira, que seguiram o bloco nesta Prévia de Carnaval que acontece todos os anos, uma semana antes do Carnaval começar. Mesmo assim, na véspera da segunda-feira de trabalho e a turma brinca como se fosse um feriadão sem fim e não tá nem ai para o que venha acontecer depois do Frevo e da cachaça, no inicio da Semana. Aqui você verá vídeos e fotos desta impressionante Festa da irreverencia e alegria dos Foliões.
Um pequeno relato da História do Bloco 2 (dois) de Ouro
O “Bloco Dois de Ouro” nascera de um grupo de amigos, que sempre se reunia para jogar Baralho. Por este motivo, o seu nome é o de uma das Cartas do Jogo (Dois de Ouro).
Em 1937, um deles, o Sr. Tadeu Ferreira da Silva, popularmente, conhecido por Tadeu da Carroça (por ser ele um de balas, bombons e amendoim, no centro da Cidade, na calçada do nosso antigo Cinema Moderno de Pesqueira), juntou-se mais seus amigos e sentiu vontade de formar uma Troça para também brincarem juntos no Carnaval de Pesqueira. Além, de reunir o Grupo o Sr. Tadeu da Carroça também foi o autor do nome do Bloquinho, que depois cresceu tanto que se tornou o “Bloco Dois de Ouro”.
Daquele ano em diante a cidade de Pesqueira adquiriu mais um bloco que se tornara tradição e hoje é um dos maiores e mais alegre do Carnaval dos Caiporas.
Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 30/01/2018.