O Acauã é uma ave de Rapina, mas o nosso Acauã é quase mitológico (e real) hoje ele nos fez lembrar a famosa Fênix da Mitologia Grega (que a história conta que ela ressurge das suas próprias cinza, após sua morte.). Isto mesmo o nosso maravilhoso Hotel Acauã ressurgiu de suas cinzas, graças a iniciativa do Empresário Pedro Clemente Carvalho Filho, sua esposa Telma Galindo de Carvalho(que trabalham no Ramo Hoteleiro há longos anos) e toda a família que os apoia.
O Hotel Acauã já fora um dos mais bem conceituados hotéis do interior de Pernambuco. Quando estava em seu auge o Hotel Acauã hospedou artistas de renome nacional e internacional, governadores, deputados, ministros, empresários e pessoas do mundo inteiro que vinham a Pesqueira ou estavam de passagem. Por este motivo, foi com profunda tristeza que os Turistas e os Pesqueirenses assistiram a decadência, o abandono e a destruição deste que, outrora, fora tão querido e atraente ao ponto de se tornar um dos belos cartões postais de nossa Cidade. Foi doloroso ver este hotel fechado por tantos anos. Por isso hoje é mesmo um grande dia de festa, graças a este empresário pesqueirense, que acreditou e investiu no ressurgimento deste Gigante Maravilhoso, que com certeza, como a Fênix, ele saiu das cinzas para brilhar novamente no meio hoteleiro do nosso estado.
Pesqueira inteira sorriu contente e confiante com a volta do Acauã, que, nesta noite, 30 de abril de 2015, teve a sua inauguração. Pois, muitos foram convidados para participar do cerimonial e de uma recepção festiva, nas novas instalações do novo Hotel Acauã. Todos ficaram encantados e aprovaram o bom gosto do empresário, Sr. Pedrinho (como é mais conhecido na Cidade), que fez um grande investimento e um excelente trabalho de restauração de 80% da estrutura do Velho Acauã (conservando assim a sua história do prédio) e inovou 20% de sua infraestrutura, para oferecer um melhor conforto aos hospedes.
Na festa, entre os convidados, estiveram presentes vários representantes políticos, empresários e pessoa de várias localidades. O Evento teve início às 20 horas e se estendeu até às 24 horas. A parte musical foi regida por uma das grandes estrelas de nossa terra o Claudio Espindola (que é um cantor muito talentoso e conhecido. Inclusive, ele já foi o vocalista da Banda Noda de Caju, porém hoje é empresário e cantor da sua própria Banda) também tivemos a participação de outro famoso pesqueirense o cantor e locutor Jorge do Sinal (que como sempre faz sucesso e faz shows com sua Banda pelo Nordeste). Enfim, a festa não poderia ter sido melhor e a alegria esteve, todo o tempo, estampada no rosto de cada convidado. E ao que nos parece a nossa Fênix, ou melhor, a nosso Acauã jamais voltará as cinzas. Veja como ele está maravilhoso, acompanhe o vídeo com momentos da festa e conheça um pouco deste hotel que tem uma piscina semiolímpica, piscina infantil, bar molhado, 30 apartamentos confortáveis e climatizados, restaurante e pizzaria climatizados, sala de reuniões, uma invejável área de lazer e uma excelente equipe para o servir bem.
Francisco Mendes Galindo/ pesqueirafuxico.com ,01 de maio de 2015
Passeio dentro do Hotel na noite da Festa de sua Inauguração:
Claudinho dá Show no Acauã:
Fotos:
Conheça o pássaro que dá nome ao Hotel!
Canto do Acauã:
Canto do Acauã:
O Passaro Acauã (Herpetotheres cachinnans) é uma ave pertencente à ordem dos Falconiformes, família Falconidae, conhecida pelo seu canto característico e por se alimentar de serpentes.
Os membros do género Herpetotheres são falcões de tamanho médio; que tem as asas curtas, arredondadas e uma cauda fortemente arredondada e longa. Seu corpo é bastante robusto. Os pés são curtos e, com os dedos do pé, cobertos com escamas pequenas, ásperas, sextavadas – uma adaptação para suportar as mordidas de serpentes venenosas. As penas da coroa são estreitas, duras e pontudas, dando forma a uma crista que é ajustada por um colar. Este gênero tem alguns peculiaridades anatômicas e é colocado também em uma família própria.
A fênix (português brasileiro) ou fénix (português europeu) (em grego clássico: ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.