A Secretária de Finanças de Pesqueira esteve, nesta segunda-feira (27), representada por nossa secretária de finanças Luciana Araújo e o Sr. Erik Brito que estavam acompanhando o Dr. Luiz Malheiros, que foi a Câmara Municipal (a Convite), para explicar o Projeto Recadastra Pesqueira. Na ocasião os Vereadores fizeram várias perguntas sobre o assunto e, inclusive, sobre o valor do Projeto e se este projeto irá impactar diretamente no bolso da População.
O consultor Dr. Luiz respondeu que sim (impactará), mas, porém, o Projeto servirá para que a Prefeitura possa também recadastrar cada Residência, cada Terreno e cada Loteamento de forma correta para uma cobrança adequada e justa, ou seja, para muitos o IPTU poderá ter um reajuste para mais e, outros para menos. Porque a medição que está sendo realizada é feita por uma tecnologia que dará a exata medida das áreas construídas no setor Urbano. Portanto ninguém vai pagar a mais ou a menos, nem centímetro de imposto. O Dr. Luiz também ressaltou a importância que o Projeto irá ter para ajudar a facilitar estudos Populacionais auxiliando no recadastramento de ruas e logradouros, para planeamentos municipais futuros e em estudos voltados para a Saúde, “como a exemplo poderá ser muito útil na localização de um foco de mosquitos da Dengue”, explicou ele ao responder a uma das perguntas dos vereadores. Pois,ainda segundo o Dr. Luiz Malheiros, a Prefeitura terá o Cadastro e o Mapa exato de toda a Área Urbana da Cidade, para usá-lo da melhor forma possível em estudos, projetos e investimentos que beneficiarão, as ruas, os bairros, as comunidades, as vilas e os distritos.
A maioria dos Vereadores aprova o Projeto e parabeniza a Prefeita pela iniciativa. Apenas Bal, Valéria e Zé Carlos (índio) demostraram certa preocupação com a parte Financeira desta implantação. O vereador Zé Carlos acredita que o Projeto poderá mexer com o Bolso da População, Bal disse que a Prefeitura tinha outras prioridades para investir como as estradas rurais a coleta de lixo de Mimoso e outras medidas necessárias a serem tomadas. Já a vereadora Valéria falou em relação a investimentos na Limpeza da Cidade e na Coleta do Lixo Urbano que teriam mais urgência. Os questionamentos deste vereadores se deram devido ao valor investido no Projeto, que segundo o Dr. Luiz, o custo será de 12 parcelas de 60 mil reais, ou seja, um total final de 760 mil reais (todo o Projeto pronto e entregue, para servir a Comunidade e a Prefeitura nesta e em outras futuras Gestões Municipais).Veja os vídeos com as perguntas e explicações e entenda melhor todo este Projeto!
Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 28/09/2019.
FINALIZAÇÃO: