OO nosso entrevistado é um ex-jogador profissional que sonha e alimenta os sonhos de nossos jovens pesqueirenses. Pois, há 13 anos está dedicado a ensinar e crianças e adolescentes a aprenderem e treinarem o ofício, dando oportunidade a elas de buscarem no Esporte a união e os valores humanos de respeito à vida e ao próximo. Isto mesmo são os muitos garotos que já passaram pela escolinha gratuita do professor Luciano Santos. O Luciano se orgulha de fazer este trabalho semanal nas quartas e sextas no campinho do Seminário São José. Luciano, sem sombra de dúvidas, é mais um exemplo admirável de pessoa que dedica a sua vida ao bem é casado pai de dois filhos, que também jogam o Luciano é um persistente pesqueirense que sonha e alimenta sonhos possíveis, porque muitos destes sonhos alimentados por ele já se tornaram realidade. Fizemos esta pequena entrevista com ele onde ele fala sobre estes sonhos e conta com emoção a História de um sobrinho que fora seu aluno e hoje é um conhecido jogador Profissional (Alex Pesqueira), cita nomes de times que absorveram alunos deste campinho e fala das dificuldades que encontra para tornar mais sonhos em realidade.
Os alunos e o campinho são tudo que ele tem e todo o seu trabalho e dedicação é feito por amor, sem a ajuda de nem um dos órgãos público (apenas de alguns amigos particulares como o Sil, o Wagner e outros como os pais das crianças que deram a ideia de pagar cinco reais mensais, para ajudar com a bola e a limpeza dos coletes). Disse ele que nem mesmo a Secretaria de Esportes o ajuda. O serviço voluntário do Luciano envolve toda a sua família até a sua esposa lava os coletes (semanalmente de forma voluntária). Este trabalho para o Luciano é tão importante e valioso que, mesmo doente, ele vem ao campinho dar aulas.
Atualmente o Luciano estava ansioso batendo em várias portas (Câmera, Prefeitura e Empresas) na tentativa de conseguir uma ajuda para levar um Time (destes meninos) para participar, na cidade de Caruaru de um Campeonato Interestadual, mas segundo ele só conseguiu algumas promessas e não sabe os valores que irá conseguir, por isto não tem a certeza de poder participar e o pior é que o campeonato já se inicia nesta segunda-feira(03) próxima. Ele nos confessou que é muito triste saber que tem tantos jovens pesqueirenses que perderam oportunidades e que poderiam ter sido vistos e observados (por olheiros de times profissionais em campeonatos como este desta semana), mas que, infelizmente, muita gente não entende que eles só precisam de uma pequena ajuda para chegarem lá. E poucos sabem o valor e a importância de Pesqueira participar de uma campeonatos importantes assim, pois nos temos aqui um Celeiro de Atletas maravilhosos e lembrando que além do futebol o nome de nossa Cidade poderia estar nas mídias com uma boa causa sem pagar propaganda, o Esporte. “Pois, estamos aqui juntos para tentar livrar estes meninos dos caminhos do mau e tentar ajudar a construir uma sociedade menos violenta e mais justa para todos eles, não temos partidos políticos, porque o nosso partido é o futuro destes meninos em todos os sentidos principalmente nos estudos e na vida social”, disse o mestre Luciano Santos. .
Sinceramente nós nos emocionamos ao ver tanta força de vontade e tanta dedicação em algumas pessoas especiais assim como o Luciano e o Edimauro (que também entrevistamos há alguns dias) e, no entanto não conseguimos entender o porquê de tantos discursos em relação à Educação de Jovens, em relação ao combate as drogas, em relação a tirar os jovens da Zona de Risco a das más influencias do Mundo do Crime e, no entanto, ninguém procura dar um apoio a projetos como estes de pessoas que estão sozinhas se dedicando com amor e de forma voluntária sem conseguir ajuda para ampliar este seu tipo de vocação e trabalho. É muito triste… saber que Pesqueira tem este e outros profissionais lutando pelo esporte de nossa Cidade sozinhos e o mais triste ainda é ver nos olhos de nossas crianças e jovens tantos sonhos e tanta esperança que sabemos que, se continuar sem assistência, serão sufocados e frustrados por outras ofertas tortuosas oferecidas (no caminho da vida) por falta de apoio. É lamentável… ainda bem que temos os lucianos e edimauros da vida, que conseguem manter estas chamas acesas nos corações dos meninos por mais algum tempo. Parabéns Luciano! Você é mais um Herói que conhecemos na nossa terrinha, vamos torcer para ver você e todos os seus alunos atingirem e realizarem os seus sonhos. Não pare de sonhar ainda tem muita gente boa e dedicada que pode se unir ao seu sonho e, ao destes garotos. Nós, ainda acreditamos nos homens e mulheres de boa Vontade (que o Cristo falou). Quem sabe algum(s) destes não ajudará… Vamos aguardar!
Veja o vídeo da nossa entrevista com Luciano no Campinho e as fotos que fizemos por lá!
Francisco Mendes Galindo/pesquueirafuxico.com,01/05/2019.
NOSSA CHEGADA N CAMPINO DO SEMINÁRIO:
ENTREVISTA COM LUCIANO: