Para muitos a curva de negão é algo aterrorizador, para outros ela já deixou de ser faz tempo (porque já “passaram desta para a ‘melhor'” como dizem os que nunca querem ir, para esta tal de “melhor! ”). Porém para que você entenda o que estamos querendo explicar é bom saber que aqui, na Cidade, existe um velho ditado popular muito usado pelos populares: “ Fulano Fez a Curva de Negão ou Cuidado para não Fazer a Curva de Negão! ” Pois é, a Curva de Negão Aqui é sinônimo de última viagem, ou seja de morte. E as conversas giram assim, em relação a esta Curva, como nos dois pequenos diálogos a seguir:
1 – “_ Rapaz cadê Fulano, que nunca mais apareceu por aqui?
_ Oxe home de Deus! E ele não estava doente para morrer !? Ouvi dizer que ele fez a ”Curva de Negão” há alguns meses. ”
2- “_ Ontem teve um tiroteio danado na cidade. Soubesse disto?
_ Pois é… foi por isso que eu vi uns três caixões fazendo a CURVA de NEGÃO hoje!!!”
Acredito que deu para você deduzir o significado da tal Curva de Negão. Exatamente isto, A Curva de Negão era a última curva a caminho do Cemitério da Cidade e este nome lhe fora dado devido a existência de um velho comerciante, que possuía um Barracão mesmo final desta curva, inevitável, para os que partiam para a outra “etapa da vida”, o Além.
Agora que você conhece um pouquinho da História desta tradicional Curva. Gostaria de lhe apresentar uma pequena entrevista que fizemos em,21/02/2015, com o próprio Negão (aquele que inspirou a origem deste Ditado Pesqueirense (que, muitas vezes, é usado de forma irônica ou mesmo para a advertência de alguém que esteja em evidente perigo e risco de vida). Pois, é comum, entre os Munícipes, se escutar um amigo advertindo a outro neste tom: “Cuidado Rapaz! Não mexe com coisa errada… que o final são dois caminhos o da Cadeia ou da Curva de Negão! ” Quem avisa amigo é… se você não parar com estas ‘coisas’ você poderá acabar fazendo é a CURVA DE NEGÂO bem mais cedo!
Portanto, por este ditado ser tão usado na linguagem popular dos moradores da Terrinha a Curva de Negão tornou-se a mais famosa Curva da Região. Sabendo disto, fomos conferir esta curiosidade de perto e entrevistamos (de forma descontraída) o atual Empresário Aposentado, o Negão. Isto mesmo, chegamos de surpresa e começamos a brincar com ele para saber um pouquinho sobre o que ele e o seu Antigo Barracão, que hoje é uma das melhores Mercearias do Bairro do Alto do Cemitério. E ficamos sabendo, através dele, que a atual última curva indesejada por todos nós (mas que seremos obrigados a fazer quando compramos aquela obrigatória passagem para o além) já não é mais a temida “Curva de Negão”. Pois, tudo está se modernizando por aqui, de forma que até para se viajar para a cidade de Pé-junto o trajeto foi modificado pelo progresso, apesar do Cemitério e do Negão continuarem no mesmo cantinho de sempre. Veja, em vídeo, o que nos explicou o Negão sobre a sua famosa curva (que é conhecida até no Exterior, segundo ele).
Pesqueirafuxico.com/Francisco Mendes Galindo/04/03/2015
Veja a Descontraida Entrevista com Negão!
Que legal relembrar esse ditado popular, já que ouvia muito guando era criança.