Home / Destaque / A Aldeia Xukuru do Ororubá recebeu Estudantes (de Direito e Pedagogia) que vieram realizar um Visita Técnica sobre a Cultura Indígena e para assistir a Assembléia Xukuru

A Aldeia Xukuru do Ororubá recebeu Estudantes (de Direito e Pedagogia) que vieram realizar um Visita Técnica sobre a Cultura Indígena e para assistir a Assembléia Xukuru

Neste Final de Semana especial, a Assembleia Indígena Xukuru recebeu centenas de visitantes, que vieram participar da vigésima Assembleia da Aldeia e das homenagens ao saudoso Cacique Chicão. Um destes grupos foi trazido pela “Paradise Turismo” pelos Professores Luiz Buarque e Lucas Leite para realizar uma Visita Técnica com o objetivo de conhecer, em loco, um pouco da História e a Riqueza Cultural do “Povo Guerreiro Xukuru do Ororubá”.

A visita foi dividida em dois momentos no sábado (à tarde) os alunos conheceram a Aldeia Pedra D’água, o Espaço Mandaru e participaram de boa parte da Reunião (na Assembleia) que abordou temas de Pedagogia indígena e sobre a Organização Política (interna) da Aldeia Xukuru (que é subdividida em 24 aldeias e suas lideranças). No domingo, após o Café da Manhã, no Majestoso hotel Estação Cruzeiro,  a Equipe subiu, novamente, a lendária e eterna Serra do Ororubá, para participar de um  dos eventos mais importantes para a Tribo Xukuru (A Missa em memoriam do saudoso guerreiro cacique Chicão, que fora covardemente assassinado, em 20 de maio de 1998, por causa da sua corajosa Luta pela reconquista destas Terras sagradas para o seu Povo).
A Missa foi realizada no meio da Mata, no Local onde foi “Plantado” o guerreiro Chicão. Na ocasião, todos participaram do momento solene com o Cacique Marcos Xukuru, a Tribo Xukuru e representantes de povos de várias etnias indígenas. A Celebração teve a abertura com um belíssimo Ritual Indígena ministrado pelo Pajé (Sr. Zequinha), em seguida, as palavras do Bispo Dom José Luiz (da Diocese de Pesqueira) e a celebração da Missa ministrada pelo Pároco da Aldeia teve início após um pequeno discurso emocionado  do Cacique Marquinhos.
Depois da missa o nosso Grupo de Universitários desceu a Serra do Ororubá com a certeza da missão cumprida. Pois, Segundo os professores e os alunos o contato direto com os nativos foi muito enriquecedor e de grande proveito para a formação dos conhecimentos. Acrescentaram, ainda, que muita coisa foi além das expectativas de todos eles, ou seja, a experiência vivida nestas duas  visitas a Aldeia vai a somar, de forma muito positiva, com o aprofundamento dos estudos dos participantes desta Pesquisa de Campo.
Sem sombra de dúvidas o nosso final de semana com estes maravilhosos Turistas e Pesquisadores será inesquecível. Portanto,

 Mais uma Missão Pedagógica foi  cumprida pela  Paradise, que  seguirá fazendo viagens para a construção e a formação dos saberes Acadêmicos, através de Visitas Técnicas agradáveis  e enriquecedoras como estas. E nós ficaremos na saudade e no aguardando de um reencontro com este Grupo de futuros Mestres e Advogados, que partiu com o desejo e a promessa de voltar, outras vezes, para rever o Povo Xukuru da Serra do Ororubá.

Parabenizamos a todos os organizadores e participantes desta exemplar Excursão de busca de conhecimentos culturais e históricos!

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 20/05/2018.

Vídeos e Fotos:

PALAVRAS DO PAJÉ NO CERIMONIAL:

RITUAL INDÍGENA COM O CACIQUE E O PAJÉ (AS DUAS MAIORES AUTORIDADES NA ALDEIA)

PALAVRAS DO BISPO DOM JOSÉ LUIZ:

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top