Home / Destaque / (AGORA VOCÊ PODE DENUNCIAR!) AMB cria plataforma para receber denúncias sobre falhas no atendimento do SUS

(AGORA VOCÊ PODE DENUNCIAR!) AMB cria plataforma para receber denúncias sobre falhas no atendimento do SUS

 

DIÁRIO DA MANHÃ
APARECIDA ANDRADE

 

A Associação Médica Brasileira (AMB), junto às Sociedades de Especialidade criou o projeto Caixa Preta da Saúde. Lançado ontem, em São Paulo, o projeto tem como objetivo estimular a população brasileira a denunciar as falhas e péssimas condições encontradas nos hospitais, postos de atendimento e demais unidades de saúde, em todo o País. Todas as pessoas, de qualquer lugar e a qualquer hora, podem enviar fotos e vídeos, apresentando os locais procurados e as dificuldades enfrentadas na busca por serviços de saúde, públicos ou particulares. As denúncias devem ser feitas através do site http://www.caixapretadasaude.org.br/ para envio das informações (vide ilustração).

 

 

De acordo a AMB, ao entrar no site, o denunciante deve indicar o Estado, a cidade e a unidade de saúde onde o problema foi encontrado. Esclarece também que não é necessário que a pessoa, que está fazendo a denúncia, se identifique. O presidente da AMB, Florentino Cardoso, assegura que as informações apresentadas serão checadas por uma equipe. Após serem examinadas poderão ser consultadas no portal. “Todos terão acesso. Queremos dar transparência, mas com compromisso com a verdade.”

 

 

Com base em informações divulgadas pela AMB, o Brasil conta com o Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1988 e de acordo com a Constituição, todos os brasileiros devem ter assistência médica gratuita e universal. Mas, nestes 25 anos de SUS, essa não é a realidade vivida pelos muitos brasileiros que só podem recorrer ao Sistema Único de Saúde.

 

 

Uma vez que a realidade presenciada pelo cidadão quase sempre mostra hospitais e postos de saúde precários, de pacientes que ficam anos na fila de espera para cirurgias e exames. Sem falar na falta de infraestrutura que inclui desde a falta de medicamentos até materiais básicos para atender a população. Em resumo, a AMB reconhece que os brasileiros pagam muitos e altos impostos, mas não possuem os serviços mais básicos dos quais necessitam.

 

 

A partir dessa realidade, a AMB, junto às sociedades de especialidade, associações médicas regionais e parceiros, decidiu realizar uma ação colaborativa para mapear os problemas da saúde pública do Brasil e estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, postos de atendimento e demais unidades de saúde.

 

 

O site http://www.caixapretadasaude.org.br/ e as redes sociais Facebook e Twitter serão os canais de interação com o público. A associação explica que o site é de fácil utilização. Basta clicar no mapa e enviar a denúncia. A equipe do Projeto Caixa-Preta da Saúde fará a análise do material e, após esta análise, a denúncia entrará na web. “A AMB e parceiros não pretendem resolver todos os problemas do setor somente com o Caixa-Preta da Saúde, mas mostrá-los como realmente são, dando voz aos que mais precisam. Os usuários do sistema público de saúde”, diz Florentino Cardoso.

http://www.dm.com.br/

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top