Home / Destaque / (ALERTA! Pesqueira tem as últimas gotas d’água!) Barragem de Pão de Açúcar está tão seca que virou “Estacionamento de Carro” e “Pista de Rally de Motocross”!

(ALERTA! Pesqueira tem as últimas gotas d’água!) Barragem de Pão de Açúcar está tão seca que virou “Estacionamento de Carro” e “Pista de Rally de Motocross”!

            Se você é desta pessoa se que só acredita vendo, feito São Tomé, então dê um pouquinho da sua preciosa atenção a este vídeo que fizemos na Barragem de Pão de Açúcar, neste domingo (18/07/2016). E se for possível compare-o com o que fizemos, no final de 2012. Quando tentávamos alertar aos Pesqueirenses sobre o desperdício de água que estava acontecendo, por falta de Vontade Política para tomar a decisão de construir uma adutora para esta barragem (que estava perdendo toda a sua água). Pois, sem a adutora e sem a encanação adequada a água escorria de serra a baixo e fazia um trajeto de aproximadamente 10 km sobre o solo sem proteção se evaporando e escorrendo feito um riacho até as proximidades da cidade de Sanharó, para de lá ser tratada e posteriormente ser enviada para as nossas casas em Pesqueira. Imaginem quanta água não se perdeu, durante todos estes anos, em que os “Políticos” que estiveram à frente dos Poderes Executivo e Legislativo só assistiam tudo isso de “braços cruzados” e o nosso precioso “Líquido da Vida” se perdia no caminho pela evaporação e pela sucção dos terrenos arenosos (pois não tinha nem um metro de cano para remediar a perda). E hoje a situação desta barragem é esta (está vazia e virando um deserto de rochas) por culpa do descaso dos que se dizem “Lideres da Políticos de Pesqueira”. Era uma vergonha ver tudo aquele desperdício é hoje é triste ver ao resultado que chegamos.
           Apesar de que, hoje, nós já temos a tão esperada Adutora. Porém, demoraram muito para construí-la e por este motivo a população poderá pagar caro e muito caro (talvez até com vidas), se Deus não mandar chuvas logo, para socorrer esta cidade com mais de 66 mil habitantes sofrendo sem água. Ainda bem que este atual governante teve a sensibilidade de cuidar disso e buscou, junto com os líderes indígenas, esta adutora, como também, vem ele restaurando e construindo algumas barragens na Região. E isto nos dá uma maior segurança de que poderemos ter a certeza de que, se as chuvas vierem, os nossos mananciais estarão prontos e preparados para reservar uma boa quantidade de água, para abastecer a Cidade e a Zona Rural. Sabemos que avançamos em investimentos nesta área nestes últimos 03(três) anos com a política de estruturação e prevenção do governo Municipal. Isto nos conforta um pouco, mas nem por isto podemos nos calar diante deste descaso de anos que resultou nesta calamidade que faz sofrer os menos afortunados que não têm o dinheiro para comprar um caminhão d’água. O que nos resta é a esperança das futuras porque agora os nossos mananciais estão prontos e preparados para receberem as águas que, pela fé acreditamos que Deus nos enviará. Porque, é inegável este ponto positivo deste atual Governo que vem governando em união e parceria com os Indígenas e outras Lideranças Rurais investindo desde o primeiro dia de sua gestão em alargamento de barragens, poços e na construção de novas reservas de água. E a verdade é que, ainda nos resta um pouquinho de água (em pão de Açúcar) devido a tal Adutora que foi construída, porque, se não fosse ela, nós já estaríamos sem água há mais de um ano. Veja os vídeos e confira a esta nossa dura e crua realidade!

Francisco Mendes Galindo/ pesqueirafuxico.com, 18/08/2016.

Vídeos e Fotos:

Veja, também,  o Açude dos Britos (Barragem de Santana) sendo preparado para receber as futuras chuvas (trabalho realizado com a união dos Índios e o governo Municipal).


Nosso Alerta em 2012:

O índio nos falou do desperdício da água. Naquela oportunidade,em 2012, já Falamos sobre a necessidade de Limpar as Barragens (Pois as Barragens estavam todas assoreadas-entupidas de entulhos, ou seja, ABANDONADAS sem serem cuidadas pelo Poder Público):

CIMG5088

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top