Home / Destaque / APLA 15 anos e a Nova Diretoria

APLA 15 anos e a Nova Diretoria

 

– Nesse sábado a APLA – Academia Pesqueirense de Letras e Artes comemorou 15 anos de sua criação. Momento sublime de uma entidade que ao longo de sua profícua existência vem contribuindo para a desenvolvimento da cultura e das artes em nossa região.

Na solenidade ressaltou-se o papel de idealizador ao acadêmico Adailton Tenório, bem como o relevante trabalho de Tarciso Monteiro na concretização do feito. Deram também sua importante contribuição como presidentes, Aluiz Tenório, Leonides Caraciolo, Sebastião Gomes e Lúcia Menezes. Assumiu agora José Geraldo Tenório Santana ou simplesmente Gera Santana, eleito, a exemplo dos seus antecessores, por aclamação.

Da lavra da acadêmica, a poetisa Maria Rita, que bebeu na fonte do Pajeú, colho um estrofe: “Quinze anos de fundação / És a Atenas do Sertão / APLA tens nossa emoção / No livro e no coração.” Essa incontida emoção pode ser transmitida na eloquente dissertação de Walter Alves Ramalho, numa abordagem serena, permeou a história da Academia, colocando-a no contexto desenvolvido em Pesqueira, ao longo de sua rica história. Figuras exponenciais contribuíram sobremaneira, para que seus feitos estivessem estampados nas paredes da sede da entidade, onde um naipe de proeminentes patronos, honram e dignificam a APLA.

Uma noite memorável comandada pela presidente que se despedia e o que assumia. Ao fazer uso da palavra, o prefeito do município, Evandro Chacon enalteceu o importante trabalho ali realizado e fez menção aos familiares que compõem a história da academia. O evento foi bem prestigiado e contou, entre tantos outros, com vários membros da Sopoespes – Sociedade do Poetas e escritores de Pesqueira.

Afinal, para quem acompanha a trajetória da entidade Lítero artística, corrobora com as mais diversas manifestações ali proferidas. Cada um ao seu jeito e estilo deram o máximo de si. Lembrados todos os que partiram, antes do combinado, mas que também enriqueceram, com brilho e talento, a memória viva da academia.

Aos novos dirigentes Gera Santana e Chico Neves, em nome quem saudamos toda diretoria e conselho fiscal, o nosso incontido desejo de que façam uma feliz gestão, consubstanciada no desejo de tornar a Casa de Letras e Artes, cada vez integrada a vida de Pesqueira e das cidades de Poção, Alagoinha, Sanharó e Arcoverde.

(*) PARA O PESQUEIRAFUXICO DO AUTOR: Paulinho Muniz

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top