Home / Destaque / Caruaru recebe festival de cinema dedicado à diversidade sexual e de gênero

Caruaru recebe festival de cinema dedicado à diversidade sexual e de gênero

Quinta edição do Recifest se propõe a distribuir, fomentar e pensar a filmografia produzida por pessoas LGBTQs.


Por G1 Caruaru

 

Festival será realizado até quinta (30) em Caruaru (Foto: Divulgação/Assessoria)Festival será realizado até quinta (30) em Caruaru (Foto: Divulgação/Assessoria)

Festival será realizado até quinta (30) em Caruaru (Foto: Divulgação/Assessoria)

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai receber pela primeira vez o Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest). A quinta edição do evento que surgiu no Recife se propõe a distribuir, fomentar e pensar a filmografia produzida por pessoas LGBTQs.

O 5º Recifest visa promover e ampliar geograficamente as discussões acerca dos gêneros e das sexualidades. A produtora Carla Francine aponta que “as atividades formativas passaram de duas a cinco durante o período de pré-produção do evento devido à colaboração de vários atores, oficineiros e coletivos que chegaram junto”.

A Oficina de Cinema de Animação (Oca), executada pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação (Thiago Delácio e Jonattas Tavares), a Oficina Mídia e Transexualidade, ministrada por Sofia Fragoso e Luiz Lopes e construída em parceria com o coletivo Lutas e Cores de Caruaru, junto ao Drag Queen Curso, compõem a grade caruaruense.

Ministrado pelo ator e produtor cultural Zé Carlos Gomes, o Drag Queen Curso aborda a cultura drag enquanto expressão artística através de exercícios práticos, oferecendo caminhos para a construção da personagem com técnicas de maquiagem, dublagem e dança. Destinado a jovens e adultos, independente de suas orientações sexuais ou identidades de gênero, o curso será oferecido gratuitamente na Boate Haus, na rua Silvino Macedo, a rua da Má Fama, de 27 a 30 de novembro, para 15 alunos.

A partir da terça-feira (28), o Auditório de Medicina do Campus Agreste da UFPE recebe a Mostra Div.A – Diversidade em Animação, três sessões da Mostra de Curtas Nacionais (Corpos em Convulsão, Mães e Filhxs e Super Poderes) e duas sessões da Mostra de Curtas Internacionais, totalizando a exibição de trinta filmes que contemplam a diversidade de gênero e sexualidade. A programação ainda vai receber a roda de diálogo “Direitos humanos e identidade de gênero” no Auditório da Secretaria da Mulher de Caruaru.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top