Home / Destaque / Depois de 11 anos da Luta pela sobrevivência dele e do seu Povo veja como está ficando a construção do sonho deles, a Vila da PAZ!

Depois de 11 anos da Luta pela sobrevivência dele e do seu Povo veja como está ficando a construção do sonho deles, a Vila da PAZ!

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

São poucos os homens da Política que merecem os nossos aplausos, diante do volumoso numero de pessoas má intencionadas existentes neste meio. Mas, buscando e analisando os fatos ainda encontramos aqueles que se destacam diante dos demais.Este que hoje é destaque em nossa página já faz parte do quadro político, merecidamente, por dois mandatos e meio. Estamos falando do Índio Xukuru de Cimbres, Expedito Cabral (mais conhecido por Vereador BIÁ). Estivemos dialogando, informalmente, com este vereador indígena e, na ocasião, ficamos sabendo que o Biá, mesmo sendo um vereador com quase três mandatos, vem ele há 11 anos enfrentando uma luta pela conquista de Casas e Terras para abrigar aos seus conterrâneos (Índios Xukurus de Cimbres), que, com ele, foram desaldeados pelo lamentável conflito indígena que ocorreu na Serra do Ororubá em 2003. Pois, Desde aquele novembro negro (para eles), onde famílias ficaram sem nada adultos, jovens e crianças que perderam o seu norte, ou seja, suas casas, suas terras e suas histórias de vida que foram interrompidas na Velha e Saudosa Vila de Cimbres dos seus pais, avós e ancestrais.

Em meio a nossa conversa o Vereador Biá (Xukuru de Cimbres) revelou algumas de suas conquistas que ele conseguiu tanto para o seu povo como para a cidade de Pesqueira. E dentre elas as que ele mais se orgulha de falar (apesar de elas ainda não estarem concluídas do jeito que ele pretende deixar) são duas… A conquista das terras da antiga Fazenda Santa Helena, em Ipanema, que eles conquistaram junto ao (LULA) Governo Federal e a Vila que ele vem construindo com a ajuda da força de Deus (em primeiro lugar) e (em segundo lugar) com a ajuda do próprio Povo Xukuru de Cimbres que depositou em Deus a esperança do recomeço de suas vidas. “Povo este que sempre estiveram juntos me apoiando nas campanhas e são a eles, aos pesqueirenses e a Deus que eu devo a minha história na Carreira de Lutas Políticas e, consequentimente a este apoio, eu busco responder a altura (a confiança em mim depositada) com alguns projetos que beneficiem a todos”.Mas reconheço que o meu papel de vereador ainda é muito limitado e que faço muito pouco para tanta coisa que pretendemos fazer por nossa cidade e por nossa gente, comentou ele. Neste momento, pergunte, ao Vereador Biá, se ele nos permitia ir até a Vila, na qual ele construiu (com recursos próprios) mais de 22 (vinte e duas) casas e que devido a um Projeto de Doação de Lotes de Terrenos (que Biá apresentou na Câmara Municipal de Pesqueira) muita gente foi contemplada e hoje temos na Vila da Paz mais de duzentas e sessenta e duas famílias morando ou construído lá. Biá nos falou que gostaria muito que nós fossemos lá e consultássemos as pessoas arrespeito das dificuldades, ouvíssemos as reividicações delas e, quem sabe, até, tenhamos a sorte de alguém que fale da satisfação de fazer parte daquela comunidade. Porque, segundo o Vereador Biá, tudo é difícil para eles, pois ainda falta muita coisa para que a Vila da Paz fique do jeito que ele sonha, deseja e o seu povo merece. Por exemplo: ainda falta saneamento básico, calçamento, uma melhor iluminação nas ruas e, principalmente, chegar à água, regularmente, que é uma coisa que a Compesa não disponibilizou ainda para a vila. Perguntamos a Biá em qual das ruas da vila ele escolheu o seu terreno e construiu a sua casa, ele sorriu e nos respondeu que tem um terreno lá, mas não pode construir ainda. E nos explicou que, por enquanto, não tem casa própria e que mora com o sogro, ou melhor, o Vereador Biá apesar de estar construindo algumas casas para a sua gente, ainda assim, Biá está morando (de favor) na casa da sogra dele. Depois, da nossa conversa com o Vereador Biá fomos (de surpresa) a Vila da Paz e veja, em vídeo, o que disseram os moradores, que contactamos! Veja vídeos e fotos!

Francisco Mendes (Pesqueira, 01/07/2014)

Vídeo da nossa conversa com o Vereador Biá!
Video 01

vídeo 02

Vídeo da opinião dos moradores da Vila da Paz.

FOTOS:

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top