Home / Destaque / Maquete de uma das primeiras industrias de alimentos do Brasil está montada no “Museu do Doce de Pesqueira”!

Maquete de uma das primeiras industrias de alimentos do Brasil está montada no “Museu do Doce de Pesqueira”!

Conversar com um dos “Filhos da Revolução Industrial” é um privilégio dos que visitam a cidade de Pesqueira e dos que residem na Região. Nesta tarde da sexta-feira(29) nós tivemos o prazer de ter uma longa, lucrativa e prazerosa conversa (com um dos filhos do dono da Fábrica Rosa de Pesqueira, Dr. Hugo Paixão). E, com certeza, o dialogo com este Arquiteto é um verdadeiro mergulhar na História do apogeu das indústrias pesqueirenses, que marcaram uma presença positiva no desenvolvimento de Pernambuco, no início do Século XX.

O nosso bate-papo foi dentro do antigo Prédio que outrora funcionou a segunda maior fábrica de Doces do Nordeste e que pertencia ao pai do Dr. Hugo Paixão. Hoje o prédio abriga o maior Museu das Indústrias de Doces do País. Segundo o Dr. Hugo a Fábrica Rosa fora fundada em 1906  e teve suas portas fechadas em 1996, ou seja, produziu doces de diversas frutas tropicais, extratos de tomate e ketchup por 90 anos. Hoje o prédio pertence ao Estado e além do “Museu do Doce” o espaço também é ocupado pelo “Museu de Luiz Neves” e por várias lojinhas de Renascença, Artesanatos, Doces caseiros e industrializados, Licores e outros produtos da nossa querida “Cidade do Doce e da Renda”, Pesqueira.

Quanto  a nossa conversa com o Dr. Hugo seria quase impossível descrevê-la aqui, devido à grandeza de informações e as emoções  que por ele nos foram repassadas. Adiantamos apenas que ela foi muito agradável e cheia de saudosismo da Histórias de vidas de décadas passadas, que daria até um bom Livro de contos ou mesmo um bom Filme épico, de tantas curiosidades das indústrias de Pesqueira, que  o Dr. Hugo sabe e tem para contar com propriedade. Em cada História contada por ele agente percebe a paixão com a qual ele as revive ao apresentar cada Peça existente no Museu que retrata grande parte de sua vida, de sua família,  de seus amigos e de sua própria Cidade (que fora cenário deste Império Industrial do nosso passado). Isto mesmo, um grande império que só nos restou a História. Poucos sabem que Pesqueira chegou a ter os seus produtos reconhecidos no Mundo inteiro e que eles ganharam os melhores Títulos e Prêmios, em vários países da América e da Europa, por produzir o “Melhor Doce do Mundo”.

Portanto, o valor Histórico e Cultural deste Museu é imensurável tanto para Pesqueira o quanto para Pernambuco  e o Brasil. Porque, neste Museu, temos valores da Revolução Industrial em Peças, Máquinas do inicio do Século passado, Copias de Documentos, Copias dos Títulos Mundiais (conquistados por nossas fábricas), Artes, Registros Pessoais de Operários, Fotografias do Século Passado e muitas coisas importantes que marcaram o Progresso de Pesqueira e toda esta Região, que muito contribuiu para crescimento Econômico e Cultural de Pernambuco.

Nesta página nos postamos apenas uma parte do nosso bate-papo com o Dr. Hugo Paixão, quando estávamos filmando a Maquete que ele construiu com o seu irmão engenheiro (Jorge Paixão) e que a cada dia ele acrescenta mais alguma coisa a esta Obra de Arte (Retratando a Produção industrial, o Bonde que transportava mercadorias para a Estação Ferroviária e várias máquinas da Tecnologia de Ponta existentes naqueles dias).

Veja o pequeno vídeo que improvisamos ao começar a nossa conversar com o Dr. Hugo Paixão, que estava no Museu para dar uma arrumada na sua Belíssima Maquete!

Em nossa conversa, com o Dr. Hugo Paixão, percebemos que, apesar de todos estes anos que se passaram, a “Paixão” pela História vivida nas Fábrica ainda está bem viva em sua memória. É muito emocionante conhecer tudo isso ouvindo de alguém que viveu grande parte da História de Perto.

Francisco Mendes Galindo/pesqqueirafuxico.com, 29/006/2018.

VEJA UM PEQUENO VÍDEO COM (7 MINUTOS) DOS 90 MINUTOS DE NOSSA CONVERSA!

https://youtu.be/o2RcSuJCLwM

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top