Home / Destaque / NOEMY uniu a História de dois “Gigantes” da nossa Cultura, a “Renda Renascença e o Bloco Lira da Tarde”

NOEMY uniu a História de dois “Gigantes” da nossa Cultura, a “Renda Renascença e o Bloco Lira da Tarde”

“É de fazer chorar
quando o dia amanhece
e obriga o frevo acabar
ó quarta-feira ingrata
chega tão depressa
só pra contrariar”

(Luiz Bandeira)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

NOEMY DANDO ENTREVISTA PARA O SBT, NO INÍCIO DO DESFILE  NO LIRA. 

CIMG0929

          Entra para a História, como um dos mais animados e saudosos carnavais já realizados pelo Lira da Tarde, este da homenagem a jovem NOEMY. Isto mesmo, o Lira (de 2017) trazendo a Jovem NOEMY resgatou duas grandes Histórias culturais da nossa gente, a História da Renda Renascença (que teve o seu início, em Poção, em 1930) e a sua própria História (a do Lira da Tarde) que nasceu 8 aninhos após os primeiros pontos da Renascença, dados na cidade de Poção e que foram ensinados por Maria Pastora. A Renascença que hoje é um produto internacionalmente conhecido, graças a pessoas como a NOEMY e outras que acreditam na beleza e no poder do nosso Artesanato e investem muito nele, proporcionando a sua divulgação e a sua venda a vários continentes e, consequentemente, geram vários empregos em Pesqueira, Poção e Região.

        Já a História do Lira da Tarde, como o próprio cantor herdeiro falou (o Sérgio Amaral) é uma História que nos mostra a vitória dos preconceitos sociais (Pois antigamente só as Prostitutas participavam do Bloco,  que se chamava “CACHORRO DO MUNDO”, hoje o “Lira da Tarde” é um bloco de orgulho para todos os Pesqueirenses). Por estes dois motivos, este Carnaval do Lira se tornou um dos mais importantes dos últimos anos. Por ter privilegiado o resgate destas duas Histórias e nós pudemos mostrar ao mundo que o nosso Carnaval tem  História de“Gigantes” e que a nossa gente é gigantesca em sua criatividade e unidíssima pelas suas tradições. Poção e Pesqueira são coirmãs da Renda Renascença (porque aprenderam a dar os primeiros pontos juntas) e até hoje existe, entre elas, uma parceria comercial e turística, que unidas produzem divulgam e exportam a Renascença. Portanto, sem sombra de dúvidas o nosso “Galo da Madrugada” (o Lira da Tarde) nos surpreendeu ao trazer esta “Menina Simpaticíssima” (a jovem empresária NOEMY) para unir, ainda mais, as duas “Mães da Renascença” (Pesqueira e Poção) estas eternas companheiras da Renda Renascença e do Turismo Religioso.

         Observando deste ponto de vista, Pesqueira e Poção saem mais fortes e vitoriosas depois desta festa bonita , maravilhosa e inesquecível, que foi realizada pelo Lira da Tarde e a “Garota Rendeira” Noemy (que aceitou o Convite de Homenagem do Bloco e veio abrilhantar o nosso Carnaval com a sua alegria, a sua beleza e a sua coragem de carregar, sobre os ombros, todo o peso e a responsabilidade da História dos 79 anos do Lira e, a dos 87 anos da chegada da Renascença em nossa Região). Parabéns Noemy e parabéns Lira da Tarde! Por terem conseguido unir e arrastar por três dias de Carnaval, com a alegria do frevo, dois Gigantes tão importantes para todos nós Pesqueirenses e Poçãoense. Acreditem! Vocês marcaram esta História do Carnaval (2017) com as “ Tatuagens da Alegria e da Emoção” e, com isto, deixaram plantadas muitas “Mudas de Saudades nos Corações dos Foliões”. Valeuuuuuu…Noemy! Valeuuuu… Lira!

Veja vídeos e fotos da terça-feira (28) que ficou marcada por estes dois “Gigantes da Alegria Carnavalesca”, Noemy e Lira!

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 03/03/2017.

NOEMY E O LIRA DA TARDE SE DESPEDINDO DO CARNAVAL (2017). PRÓXIMO AOS CAMAROTES (SÉRGIO CONTA A HISTÓRIA DO LIRA E ANUNCIA O  HOMENAGEADO DE 2018)

 

NOEMY E O LIRA PASSANDO AO LADO DA CATEDRAL PERTINHO DOS CAMAROTES:

NOEMY PASSANDO NO CENTRO DA PRAÇA AO LADO DA PANTALEÃO (MÚSICA DE REGINALDO ROSSI):

NOEMY  E SÉRGIO AMARAL CANTANDO COM A MULTIDÃO:

NOEMY CHEGANDO NO CENTRO DA PRAÇA O TRIO DÁ UMA PARADINHA, MAS A MULTIDÃO CANTA COM ELA (FOI MUITA EMOÇÃO):

Noemy no último dia de carnaval, no Lira Tarde, ao lado da Caixa Econômica:

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top