Home / Destaque / Nota de Esclarecimento prova que praticaram injustiça, nas mídias, contra o filho do pré-candidato a prefeito Paulo Campos, que também é indígena

Nota de Esclarecimento prova que praticaram injustiça, nas mídias, contra o filho do pré-candidato a prefeito Paulo Campos, que também é indígena

NOTA DE ESCLARECIMENTO DE PAULO CAMPOS FILHO

SOBRE DENUNCIA NO PESQUEIRA POST

Venho aqui por meio desta nota esclarecer alguns pontos:
No último sábado (06/06/2020), fui alvo de um ataque virtual de uma conta de Instagram/Facebook com o nome de “Pesqueira Post”. Tal página me acusou de fraude em relação ao meu ingresso na universidade em que estudo. Além disso, afirmaram que estou sendo alvo de investigação por conta disso.
Tudo não passa de Fake News, pois jamais cometi algo ilícito e tenho todas as minhas raízes familiares que garantem minha etnia e liberdade de expressão. Meu pai, assim como o pai dele e seus pais nasceram na comunidade Capim De Planta, pertencente à área indígena. Além disso, meus bisavós estão enterrados em Pão de Açúcar.
Contudo, minha mãe não é indígena e também não é descendente, daí o motivo de muitas pessoas confundirem sobre minhas origens. Além da questão familiar, tem que se pensar no fator “pertencimento” e isso é algo que tenho orgulho, pois sempre valorizei todas as raízes da minha família, seja por parte de pai ou de mãe.
Além do mais, o perfil cita a situação financeira da minha família e expõe alguns números. Quero informar que meu ingresso na universidade não teve nem renda nem origem escolar como pré-requisito, apenas origem étnica. Ou seja, poderia ter a renda que fosse e não atrapalharia em nada. Além do mais, onde está escrito na constituição federal que uma pessoa auto-declarada indígena não pode trabalhar e ser dono de supermercado?
Afinal, qual seria o objetivo dessa fake news?
Atacar meu pai, que é vereador da oposição e pré-candidato à vice-prefeito na chapa do pré-candidato a prefeito Cacique Marcos. Falo isso me baseando no fato de que a página “Pesqueira Post” sempre atua com matérias de interesse favorável a atual gestão municipal, sempre saindo em defesa desta e atacando aqueles que fazem oposição.
Não é a primeira publicação na qual o conteúdo é inverídico e devido a isso estou tomando todas as medidas jurídicas cabíveis, através de amigos advogados que se dispuseram a me representar judicialmente, pois sentindo-me lesado devido ao ataque contra a minha honra. Atrelado a isso, faço uma nota de repúdio a mais um ato de Fake News, o que vem sendo decorrente em todo país e já é uma pauta do congresso nacional que já trabalha com uma CPMI. É lamentável nos depararmos com uma política suja e corrupta, na qual pessoas tentam usurpar o poder público e que os resultados são totalmente prejudiciais ao município e às pessoas que nele vivem.
Paulo Campos Filho, 08 de junho de 2020.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Abaixo a referida materia a qual gerou a nota de esclarecimento .
https://www.facebook.com/photo/?fbid=136527771353831&set=a.110271223979486
O filho do vereador Paulo Campos, que é pré-candidato a vice-prefeito de Pesqueira na chapa do Cacique da tribo Xucuru Marcos Luidson, é suspeito de fraudar o sistema de cotas indígenas para entrar na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituição de ensino superior localizada em Palmas-TO. A fraude teria ocorrido em 2018, para ingressar no curso de medicina.De acordo com os fatos apurados, o jovem teria ingressado no primeiro semestre de 2018 na Universidade Federal do Tocantins após ter sido aprovado no processo seletivo do Sisu para o curso de Medicina em período integral na cota “A1”, reservada para indígenas. No check list do processo seletivo de ingresso em cursos de graduação da UFT por meio do SISU para o 1º ou 2º semestre de 2018, consta como documento obrigatório para efetivação do cadastro e da matrícula, uma “Declaração da respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três (03) lideranças reconhecidas”. Jovem de classe média, o filho do vereador Paulo Campos nunca foi visto em comunidades indígenas, tampouco participando de atividades relacionadas a cultura indígena local.

O filho do vereador estudou em instituições particulares como o Colégio Santa Dorotéia em Pesqueira-PE, e o Colégio Motivo, em Caruaru-PE. Os valores financeiros recebidos pelo pai, de acordo com dados do portal da transparência, mostram a boa condição familiar: só em 2018, Paulo Campos recebeu mais de R$ 93mil, e de janeiro de 2017 a maio deste ano, mais de R$ 317mil ( valor líquido). A família do vereador também é conhecida na cidade de Pesqueira através do comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, o “Campos Supermercado”.

Recentemente, outros casos de fraudes relacionados ao sistema de cotas em Universidades Federais vieram à tona no Brasil, como o caso da influenciadora digital Larissa Busch, que admitiu, em post no Instagram, que burlou o sistema de cotas para entrar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo a DJ e blogueira carioca, na época, ela se utilizou do fato de sua bisavó ser negra para participar da vaga para “candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (…)”.

Você pode conferir abaixo os documentos oficiais no site da UFT:

• Quadro geral de vagas – Sisu 2018.1 e 2018.2 UFT
Link: https://docs.uft.edu.br/share/s/WD_3JEX_QRmrzaC_Q9GSIQ

• Relação de matriculados – Processo seletivo Sisu UFT – 2018
Link : https://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/0Zvmkj3oQCmKtPw0vVVmzQ/content/Rela%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Matriculados%20na%201%C2%AA%20Chamada%20Regular%20e%20Lista%20de%20Espera%20Sisu%20-%202%C2%BA%20Composi%C3%A7%C3%A3o%20de%20Turma%20para%20o%201%20e%20%202%C2%BA%20Semestre%20de%202018%20-%20%20atualizada%20em%2001_03_2018.pdf

• Chek-list de documentos obrigatórios para efetivação do cadastro e matrícula para cotas indígenas – UFT
Link: https://docs.uft.edu.br/share/s/gorbw31fQY6LaC4a-xZ0RA

Outras fontes:

• Portal da transparência – Câmara Municipal de Pesqueira
Link: http://www.transparenciape.com.br/CamaraPesqueira/

Para o Pesqueirauxico/do Pesqueiraemfoco

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top