Home / Destaque / (NOTÍCIA RUIM!) MPPE Ingressa Com Ação Civil Pública Contra Município De Pesqueira Por Descumprimento De Acordo Para Adequação Do Matadouro Local

(NOTÍCIA RUIM!) MPPE Ingressa Com Ação Civil Pública Contra Município De Pesqueira Por Descumprimento De Acordo Para Adequação Do Matadouro Local

As Inspeções Da Adagro E Do MPPE Constataram Que As Condições Do Matadouro Contrariam As Normas Sanitárias De Saúde Pública E O Código Do Consumidor

03/04/2018 – Em razão do descumprimento dos compromissos firmados para a adequação do Matadouro Público às exigências sanitárias necessárias para realizar as atividades de abate de animais para o consumo humano de carne, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública de Execução de Título Extrajudicial Por Quantia Certa contra o município de Pesqueira. As autoras da ação são as promotoras de Justiça Jeanne Bezerra Oliveira e Andréa Magalhães Porto Oliveira, que atuam na cidade nas Curadorias de Defesa da Cidadania/Saúde e Meio Ambiente/Consumidor.

O Compromisso de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura de Pesqueira e o MPPE foi publicado no Diário Oficial em 14 de fevereiro de 2017. Até 7 de março de 2018, data do ingresso da ação pelo MPPE, decorreram 237 dias, perfazendo a sanção pecuniária no total de R$ 474.000,00, já que a multa diária foi estabelecida em R$ 2 mil. O montante deverá ser revertido para o Fundo de que cuida o art. 13 da Lei nº 7347/85 (Lei da Ação Civil Pública), sem prejuízo da imediata interdição do estabelecimento.

O ingresso de Ação Judicial deu-se baseado no parecer técnico da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), elaborado em 10 de outubro de 2017. O documento informou que o Matadouro de Pesqueira não cumpriu com nenhuma das adequações solicitadas feitas após as operações higiênico-sanitárias, funcionais e administrativas realizadas em 2016 e 2017.

Em setembro de 2016, técnicos do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor) e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) realizaram nova inspeção no matadouro e concluíram que, apesar das solicitações técnicas exigidas pelos fiscais da Adagro, nada foi cumprido.

As inspeções da Adagro e do MPPE constataram que as condições do matadouro contrariam as normas sanitárias de saúde pública e o Código do Consumidor, comprometendo a qualidade da carne e trazendo riscos à população tais como zoonoses, toxinfecções e intoxicações alimentares por micro-organismos, além de ferir as leis trabalhistas e de segurança dos funcionários.

O Compromisso de Ajustamento de Conduta foi firmado pela atual prefeita de Pesqueira, Maria José Castro Tenório, e por secretários municipais. Durante o ano passado, houve algumas reuniões entre integrantes da Prefeitura e do MPPE. A Prefeitura informou haver cumprido parcialmente o ajustado e alegou alto custo de alguns itens para realizar a solução completa. No entanto, a Adagro retornou ao local e não encontrou qualquer melhoria feita.

As promotoras de Justiça basearam-se no direito básico do consumidor: “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”.

“Verifica-se que não restou outra alternativa ao Ministério Público de Pernambuco senão o de buscar o pronunciamento Jurisdicional ante à situação insustentável da matança de animais no Abatedouro de Pesqueira e a omissão do Município de Pesqueira no cumprimento das suas obrigações assumidas no Compromisso de Ajustamento de Conduta para a solução consensual do problema”, alegaram elas na ação civil.

Imagem acessível: homem vistoria currais no matadouro de Pesqueira, que se apresentam como sujos e degradados

MPPE 03/04/2018 –

FONTE PARA O PESQUEIRAFUXICO.COM,05/04/2018.

One comment

  1. Notícia ruim?! Notícia ótima! Vamos esperar e ver se eles corrigem tal absurdo.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top