Home / Destaque / Programação completa do São João 2019 de Caruaru é divulgada; confira

Programação completa do São João 2019 de Caruaru é divulgada; confira

Por G1 Caruaru

 


Dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano se apresenta no dia 22 de junho — Foto: Funn Festival/DivulgaçãoDupla sertaneja Zé Neto e Cristiano se apresenta no dia 22 de junho — Foto: Funn Festival/Divulgação

Dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano se apresenta no dia 22 de junho — Foto: Funn Festival/Divulgação

A programação do São João 2019 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi divulgada nesta terça-feira (30). As festividades serão iniciadas no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga no dia 1º de junho e seguirão até o dia 30 do mesmo mês.

A abertura dos shows será realizada no polo principal da festa com apresentações de Elba Ramalho, Mano Walter e a Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Veira.

Os artistas Bell MarquesAlokZé Neto e CristianoBruno e MarroneLéo Santana também fazem parte da lista de atrações do festejo junino. Os homenageados do evento deste ano são o músico Sebatião Biano, a cantora Marlene do Forró, Marrone do Palhoção, Fogueteiro Manoel Mamoca (in memorian) e o artesão Severino Vitalino (in memorian), filho do Mestre Vitalino.

Léo Santana vai voltar ao São João de Caruaru em 2019 — Foto: Arnaldo FélixLéo Santana vai voltar ao São João de Caruaru em 2019 — Foto: Arnaldo Félix

Léo Santana vai voltar ao São João de Caruaru em 2019 — Foto: Arnaldo Félix

De acordo com a prefeitura, serão quase dois meses de “Ciclo Junino”, com 31 dias de festa, em 24 polos. Os festejos têm início no aniversário da cidade, dia 18 de maio, com o “São João na Roça”, em Itaúna, e vão até 14 de julho, com a realização do Xerém com Galinha, na Vila do Rafael.

Neste ano serão implantados polos nas comunidades de Lages e Itaúna, totalizando 12 na zona rural. Outra novidade é a ativação do Monte Bom Jesus, que contará com música instrumental – com noites dedicadas à sanfona, pífano, viola e jazz.

Para a prefeita Raquel Lyra, o São João de Caruaru se consolida como evento descentralizado. “Estamos com mais dois polos na zona rural. Também vamos oferecer uma programação no Monte Bom Jesus, valorizando a comunidade e este lugar turístico tão importante para nossa cidade. Vamos fazer mais uma vez um grande evento, com atrações que agradam os mais variados públicos”, disse.

São João de Caruaru atrai milhares de pessoas todos os anos  — Foto: Rafael Lima/DivulgaçãoSão João de Caruaru atrai milhares de pessoas todos os anos  — Foto: Rafael Lima/Divulgação

São João de Caruaru atrai milhares de pessoas todos os anos — Foto: Rafael Lima/Divulgação

A identidade visual do São João 2019 de Caruaru conta com a participação xilogravurista J. Borges, que produziu quatro obras exclusivas para a festa. Elas retratam a Feira de Caruaru, o Monte Bom Jesus e uma banda de pífanos, além da fonte utilizada. Foram disponibilizadas ainda mais de 30 peças para reprodução. Pela terceira vez, o responsável pela cenografia é o designer e cenógrafo Whalter Holmes, nascido em Caruaru.

Confira a programação completa do Pátio do Forró:

Polo Alto do Moura

Neste ano, o Polo Alto do Moura receberá apresentações de 1º a 30 de junho. Santanna, Benil, Assisão, Capim com Mel e Elifas Júnior estão entre as atrações.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas terá shows aos sábados, domingos e no dia de São João, que cai em uma segunda-feira. O polo será novamente na Avenida Mestre Vitalino e os shows acontecerão das 12h às 18h.

Alto do Moura, em Caruaru — Foto: Rafael Lima/DivulgaçãoAlto do Moura, em Caruaru — Foto: Rafael Lima/Divulgação

Alto do Moura, em Caruaru — Foto: Rafael Lima/Divulgação

Outros polos

Os festejos juninos de Caruaru ainda se estendem pelo polo alternativo, o Azulão, que recebe artistas de forró, rock, MPB, brega e outros estilos musicais. Neste ano, o espaço terá shows de Mariana Aydar, Siba, Faringes da Paixão, Kitara e João do Pife.

Já no Polo Infantil, os pequenos vão poder contar com show de mágica, apresentações musical e circense, e contação de histórias. Toda a programação é gratuita. E a Casa do Forró, até o dia 30 de junho, irá receber apresentações de artistas como Valdir Santos e Kiko Gomes, além de eventos de projetos sociais.

Mariana Aydar é uma das atrações do Polo Azulão, no São João 2019 de Caruaru — Foto: Autumn Sonnichsen / DivulgaçãoMariana Aydar é uma das atrações do Polo Azulão, no São João 2019 de Caruaru — Foto: Autumn Sonnichsen / Divulgação

Mariana Aydar é uma das atrações do Polo Azulão, no São João 2019 de Caruaru — Foto: Autumn Sonnichsen / Divulgação

Na zona rural, o São João na Roça irá levar a festa para as comunidades como Juá, Malhada de Barreira Queimada, Malhada de Pedra e Cachoeira Seca. As atrações irão se apresentar até 29 de junho, sempre às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 19h.

Polo Juarez Santiago, que funciona na Estação Ferroviária, terá shows começam sempre a partir das 20h.

Comidas gigantes

O calendário da festa das Comidas Gigantes em Caruaru segue até o dia 14 de julho. Este ano, mais de 40 tipos de comida farão parte do São João 2019 do município.

No total, 36 festas serão realizadas na cidade e seis na zona rural de Caruaru. Segundo informações da Policia Militar de Pernambuco, mais de 200 mil pessoas circularam nas 32 festas realizadas em 2018. Em 2019 o número de comidas gigantes subiu para 42, portanto é esperado também um aumento significativo de público.

Pé de moleque gigante é uma das mais tradicionais comidas gigantes de Caruaru — Foto: DivulgaçãoPé de moleque gigante é uma das mais tradicionais comidas gigantes de Caruaru — Foto: Divulgação

Pé de moleque gigante é uma das mais tradicionais comidas gigantes de Caruaru — Foto: Divulgação

Conheça a história do São João de Caruaru

Idealizada pelo falecido odontologista Agripino Pereira, a festa teve início em 1972 na Rua São Roque, no Centro, segundo o historiador Walmiré Dimeron. “Ele gostava demais de organizar tudo. Era uma época muito boa”, lembrou a aposentada Tereza Pereira, viúva de Agripino.

A família Pereira morava na Rua São Roque quando o odontologista – ao lado a mulher dele – teve a ideia de decorar o local para comemorar o São João. Como as pessoas receberam a festa de forma positiva, em 1973 Agripino foi até Vitória de Santo Antão tentar conseguir patrocínio de uma empresa de bebidas – que ajudou cedendo um carro de som para animar as quadrilhas e cirandas. Naquele ano, a festa passou a ser realizada na Rua 3 de maio.

Rua São Roque ficava decorada durante todo o mês de junho  — Foto: Marinete Lira/Arquivo PessoalRua São Roque ficava decorada durante todo o mês de junho  — Foto: Marinete Lira/Arquivo Pessoal

Rua São Roque ficava decorada durante todo o mês de junho — Foto: Marinete Lira/Arquivo Pessoal

“Para a decoração da rua, todos os vizinhos participavam, eram cerca de 33 famílias. Meus filhos tinham três, sete, dez, 11 e 12 anos na época e os maiores já ajudavam também. Eu ficava fazendo pamonha, canjica e as outras comidas típicas porque naquele tempo não tinha ninguém que vendesse, como tem hoje. Eu ainda ajudava a organizar as apresentações culturais, como ciranda, quadrilha e dança de fita”, contou Tereza ao G1.

O casal deixou de participar da organização do evento quando foi morar em outro bairro e Agripino começou a estudar odontologia. A aposentada explica que em 1977 quem ficou à frente do São João foi uma das seis irmãs Lira, as quais sempre ajudavam a família Pereira durante o festejo.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top