Home / Destaque / (Registro em vídeos e fotos!) É Tempo de Férias para os Vereadores, o Recesso do Poder Legislativo. Veja como foi a última Reunião deste Primeiro Semestre de 2018, na Câmara!  

(Registro em vídeos e fotos!) É Tempo de Férias para os Vereadores, o Recesso do Poder Legislativo. Veja como foi a última Reunião deste Primeiro Semestre de 2018, na Câmara!  

 

Nesta segunda-feira (18) terminou mais um período de trabalhos para os Vereadores, que entraram em Recesso após esta 16ª Reunião do ano de 2018, onde eles, em apenas 06(seis) meses, já completaram mais de 32(trinta e duas) horas de trabalho, pois cada Reunião tem a duração de 2(duas) horas é neste período de tempo que os nossos 15 (quinze)vereadores realizam as suas Solicitações, os seus Discursos e as Votações em Projetos de Lei do Executivo e do próprio Legislativo. Sendo assim, tivemos um semestre muito bom e produtivo. Se continuarmos neste Pique de Trabalho, ao final do ano de 2018, iremos ter, na Casa, uma soma de mais de 64 (sessenta e quatro) horas de grandes Decisões para o nosso Município, tomadas pelos nossos Representantes Legais  (os vereadores). Nestes seis meses a Missão de cada um deles foi cumprida (com sucesso) e esta semana eles terminam esta etapa de tarefas (de meio ano de Lutas e Conquistas), na Casa Anísio Galvão.

Hoje, relataremos e mostraremos (em vídeos e fotos), alguns momentos desta última importante Reunião que fecha este período de ano difícil de Crise, de Copa e de Eleições.

Resumo da Reunião:

A Reunião teve a Sessão aberta, em nome de Deus, pelo vereador Vavá (substituindo o presidente da Casa Wagner Cordeiro). Após a Chamada o primeiro vereador a discursar foi o Zé Carlos (índio) que fez convite a todos para a Festa Junina indígena e desejou uma boa Copa do Mundo para todos; logo após foi a vez do vereador (índio) Sil Xukuru que realizou várias solicitações para a Vila de Cimbres e também fez o convite para as festividades indígenas da Aldeia Cimbres; a terceira pessoa a usar da palavra foi a vereadora Valéria que aproveitou a oportunidade para questionar o seu direito de solicitar uma Praça (para ser construída em frente do Teatro, no Bairro do Prado), que teve o pedido contestado pelo vereador Biá (Índio Xukuru de Cimbres), que, segundo ele, todos os anos vêm refazendo esta reivindicação ao Poder Executivo (apesar de não ter sido atendido ainda ele insiste). Disto se gerou uma pequena Polêmica e a vereadora pediu para que fosse mostrado a ela onde estava escrito, no Regimento da Casa, esta explicação deste direito de que um vereador só “deve” ou “pode” apresentar uma solicitação ao Executivo quando nem um deles ainda a tenha apresentado. Neste intervalo de tempo, entre a dúvida e o esclarecimento, chegou à vez do discurso do vereador Paulo Campos, que ao solicitar mais Assistência da Saúde para as crianças do distrito de Mimoso, foi contestado pelo vereador Lênin (de Mimoso que disse que lá tem uma boa assistência de Saúde com a Drª. Edilca e uma boa Equipe de Agentes de Saúde), porém, o vereador Paulo Campos explicou o seu ponto de vista e falou que não estava colocando dúvidas no trabalho da doutora nem dos agentes, argumentando que achou a área muito grande e que ou está precisando de mais profissionais, ou está precisando de uma nova Logística que atenda a todos, segundo ele. Além deste pedido ele acrescentou o de uma reforma da Pista que liga Pesqueira a Cimbres e Cimbres a Paraíba. Nesta ocasião, Paulo Campos, também, foi contestado pelo Vereador Severino índio que disse que o Deputado já tinha apresentado dois Ofícios pedindo esta reforma, mas que não tinha sido atendido, ainda, pelo atual Governador do Estado. Paulo acrescentou que o Deputado já deveria ter rompido a aliança com o Governo, ressaltando que esta foi a sua atitude em relação ao Executivo Municipal. Como vimos os ânimos nesta última Reunião estiveram muito aflorados e os debates foram exaltados, na defesa dos pontos de vista de alguns edis. Porém, quanto ao caso da autoria da Praça as explicações ficaram um pouco vagas e os vereadores (Zezinho, Vavá, Biá e Valéria) chegaram a comentar uma possível mudança no Regimento Interno da Casa, para evitar este tipo de atrito e dúvida.

Não ficamos até o ultimo momento desta Reunião, porque tivemos que nos ausentar para assumir outro compromisso agendado. Infelizmente, tivemos que sair no momento do discurso da vereadora Arinete, que ao que tudo indica foi o último da tarde. Portanto, quanto a detalhe sobre o Projeto de Lei do Executivo (que estava em Pauta) ainda não temos informações sobre o conteúdo nem se ele foi aprovado nesta tarde, mas ficaremos no aguardo deste esclarecimento, que poderá ser dado a qualquer momento, aqui em nossa Página.

Veja, em vídeos, estes momentos relatados aqui no texto!

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com,19/06/2018.

VÍDEOS DA ABERTURA,  CHAMADA E LEITURA DA PAUTA:

ABERTURA:

CHAMADA:

LEITURA DA PAUTA DOS TRABALHOS DO DIA:

VEREADOR ZÉ CARLOS (ÍNDIO) FAZ CONVITE PARA A FESTA INDÍGENA E DESEJA BOA COPA PARA TODOS:

VEREADOR (ÍNDIO) SIL XUKURU APRESENTA VÁRIAS REIVINDICAÇÕES E TAMBÉM FAZ CONVITE PARA FESTAS INDÍGENAS:

VALÉRIA CONTESTA A IMPUGNAÇÃO DO SEU PEDIDO DE UMA PRAÇA PARA O  BAIRRO DO PRADO, QUE, SEGUNDO O VEREADOR  BIÁ, JÁ HAVIA  SIDO SOLICITADA POR ELE!

PAULO CAMPOS FAZ REIVINDICAÇÃO DE UMA MAIOR ATENÇÃO DA SAÚDE PARA O DISTRITO DE MIMOSO E PEDE UMA REFORMA OU MANUTENÇÃO PARA A PE QUE DÁ ACESSO DE PESQUEIRA A VILA DE CIMBRES  E DE VILA DE CIMBRES A PARAÍBA:

A POLÊMICA DA AUTORIA DO REQUERIMENTO DA PRAÇA PEDIDA ENTRE VALÉRIA E BIÁ LEVOU OS VEREADORES A PENSAR EM UMA POSSÍVEL MUDANÇA NO “REGIMENTO INTERNO DA CASA”!

VEJA O QUE COMO FICOU A EXPLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO!

Fotos:

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top