Secretário de Saúde realiza Reunião com Assistentes Sociais para tratar do Sistema de Classificação de Riscos que será implantado no Hospital.
Secretário de Saúde, Dr. Severiano Cavalcanti realizou, nesta terça-feira, 30 de setembro de 2014, uma Reunião com Assistentes Sócias para tratar de detalhes da Classificação de Risco que será implantada no Hospital Dr. Lídio Paraíba e em sintonia com as UBS do Município. Na ocasião o Secretário falou que o sistema de Classificação já fora adotado por várias cidades do País e do Estado, inclusive, a Cidade de Arcoverde vem trabalhando a mais de um ano com este método de triagem e tem apresentando resultados positivos maior desempenho e melhor qualidade no atendimento ao público. Para o sistema ser implantado aqui em Pesqueira o Governo Municipal contratou uma empresa especializada no assunto que irá fornecer o treinamento e a assistência adequada a todos os Profissionais da Saúde que lidam diretamente com o Público, para que possamos obter, assim, resultados positivos em todo o atendimento ao Público. Segundo o Secretário o papel das Assistentes Sociais no processo seletivo é de grande relevância, pois, serão elas que estarão à frente das necessárias orientações a serem dadas aos pacientes para que estes sejam orientados com atenção, qualidade e eficiência e serem tratados com os cuidados que tanto merecem. Veja como funciona, nos Hospitais de Emergências, o sistema Classificatório de Riscos!
Conheça a logística de um Grande Hospital Brasileiro que usa a Classificação de Riscos no atendimento!
Triagem
Os pacientes mais graves são priorizados para o atendimento imediato. Para isso, realizamos a triagem inicial que consiste em uma avaliação feita pela equipe de enfermagem seguindo um protocolo médico de classificação de riscos e das necessidades do paciente.
Nessa verificação, os sinais vitais são medidos e os sintomas registrados para classificar os pacientes quanto à gravidade. Em seguida, serão atendidos em ordem de prioridade pelos médicos plantonistas.
A Emergência trabalha em regime de 24 horas nos 7 dias da semana. Acolher prontamente a todos é o permanente compromisso da equipe de plantão. Por isso é tão importante determinar o nível de gravidade de cada um. Algumas vezes, pacientes com sintomas, sinais ou características de menor gravidade em relação a outros que tenham sinais de emergência e urgência, podem enfrentar algum tempo de espera.
Níveis de atendimento:
Situações de emergência: são distúrbios que ameaçam a vida e que requerem cuidados médicos imediatos. Ex: parada cardíaca, politrauma, insuficiência respiratória, grandes queimaduras, grandes hemorragias, perda de consciência e algumas dores torácicas.
Situações de urgência: incluem problemas médicos significativos que requerem atendimento médico logo que possível. Ex: dores abdominais persistentes, dor torácica, corpo estranho, cólica renal e quadros febris.
Situações de não-urgência: situações de pouca gravidade e lesões menores para os quais o atendimento médico não necessita ser imediato. Ex: cefaléia crônica, obstipação, rinite, resfriado, distúrbios gastrointestinais leves, conjuntivites e dores articulares
SECRETARIA DE SAÚDE DE PESQUEIRA