Home / Destaque / Uma belíssima Homenagem do amigo João Durval(residente em Recife) para o saudoso amigo Osmar do Sport

Uma belíssima Homenagem do amigo João Durval(residente em Recife) para o saudoso amigo Osmar do Sport

Saudações, Mamá!

Continuo te chamando assim! Foi a forma mais carinhosa que encontrei pra manter essa comunicação, esse diálogo cheio de memórias afetivas, quando a gente se encontra. Peguei o bonde andando, você já vinha da amizade com Tonho e Luciano, meus irmãos, fortalecemos esse fio. E tem mais, vindo de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, passava a contar alguns momentos do conhecer meu Tio Quitério, irmão do meu pai e dos meus primos que vivem na região. Isso não foi tudo, pra ganhar alguma grana na adolescência, você me encarregou de buscar seu almoço na casa de Dona Acidália, na Barriguda, onde estava lá, Cida, sua noiva, a me entregar a encomenda, enquanto você trabalhava no Lavador de Carros, no Posto Santa Rosa, na R. Cel Didier, ligando o Centro de Pesqueira ao Bairro do Xucurus.

Ultimamente, se dividindo entre o seu trabalho e o espaço para receber os amig@s e torcedores/as do Sport Clube do Recife, em dias de jogos, ficando gente dentro e fora, a assistir os espetáculos pelo telão, dava pra todas pessoas, e não era só pelo evento em si, você sabe acolher, sabe criar laços. O que antes era a “Facha”, pra nós nascidos na rua e redondezas, pois envolvia a Oficina de Luiz Deolindo, o Posto de Joãozinho Rosa, a Bodega de João Mago, fazendo desse pedaço, um local de muito movimento de gente, circulando informações e saberes, veio a transformar-se na Baixada, não sei quem denominou assim, mais restrito ao seu local de trabalho e de encontros de bate papo, pra tomar uma cerveja, jogar dominó, cartas e assistir aos jogos do Sport. De Osmar, vieram outras formas carinhosas de te chamarem, Mamá, Nezinho Meira e outras que não me lembro.

É esse Osmar amigo, acolhedor, conselheiro, que está aqui comigo! Tem assunto para todas as pessoas, sua experiência deve ter ajudado muita gente, sem você saber do reflexo disso. Estou gostando muito das palavras guardião e guardiã, aprendi na sala de aula os significados, e você é isso pra mim, um guardião, a pessoa que foi acumulando pela vida, das conversas, das amizades, palavras sábias que elevam a pessoa, isso é do coração, é de quem aprendeu a escutar, a sentir. Esse legado é da família, é dos amigos, é das pessoas que um dia vão saber quem você é.

Obrigado, Mamá! Estou contemplado, fica a nossa amizade, admiração e respeito.

Vai meu abraço pra Cida, filhos e filhas, netos e netas.

João Durval Farias

Recife, 02 de Julho de 2020.

P.S. Você ainda criou um engano pra mim, fazendo eu pensar, narrando pra quem passava na minha rua, o meu estilo de bater na bola, me fazendo jogador, quando fui um desafinado nos times da Bueira de Dr Moacyr.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top