Home / Destaque / Veja como foi a IV Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia em, 2015! (Por: Paulinho Muniz com imagens do pesqueirafuxico.com)

Veja como foi a IV Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia em, 2015! (Por: Paulinho Muniz com imagens do pesqueirafuxico.com)

12239543_914739861939702_923008896862898862_nOLYMPUS DIGITAL CAMERA

EDITORIAL: Movimento Cultural/Evento: O Dorotéia e o Compromisso com a Cultura

Na sexta-feira, 06, o Colégio Santa Dorotéia de Pesqueira, sob a firme direção da professora Macirajara Freitas Ramos promoveu a sua IV Mostra Cultural 2015.
Um dia muito rico e fértil para levar a todos que compareceram o seu tema: Harmonia dos Contrários / Textos & Contextos.

Uma vasta programação que foi magistralmente aberta, logo pela manhã, com a apresentação da Banda de Fanfarra Uirapuru, um dos troféus do colégio, para em seguida oferecer um imenso conjunto apresentações culturais, num incessante desfile do que o município de Pesqueira tem de melhor no cenário cultural.
Grupo de Caboclinho; Quadrilha junina; frevo; apresentação de cordel pelos competentes poetas cordelista Diosman Avelino e Júnior do Cavaquinho; a Cruza Feminina e o seu Projeto Correnteza; causos contadas pela acadêmica Jacqueline Torres e muitas música com a presença dos cantores Jorge do Sinal, João Capri e Margarida Maciel Ramalho.

Registre-se com imensa satisfação, a apresentação dos valores individuais e coletivos colhidos dentre os alunos do colégio. Ressalte-se às apresentações de Maurício Tenório e a sua Prosa e a Poesia Ausência do aluno Cayo Miguel.

NOITE DE GALA

A programação noturna cumpriu, de fato, todo um script que permeou todas décadas desses 96 profícuos anos e o vigor do Dorotéia. Tudo bem alinhavado pelos coordenadores do evento. Passando por Smile do filme Luzes da Ribalta do grande Charles Chaplin que lindamente apresentado por uma bailarina e Carlitos com seus trejeitos engraçados. Emoção total!

Daí seguiu-se um desfile de famosos personagens imortalizados tal qual Chaplin. Frank Sinatra, Marilyn Monroe, Carmem Miranda – a Pequena Notável, Elvis Presley, Olívia Newton John e John Travolta com o seu inesquecível Grease. O poeta acadêmico João Cabral de Mello Neto esteve presente sim com a sua expressão maior; Morte e Vida Severina mereceu um destaque maior, identificando cabalmente a ideia de que os problemas sociais do país são de grande interesse dos alunos. Assim como os famosos “caras-pintadas” fazendo um link com as problemáticas políticas que o país tem passado. “Um país pode perder uma guerra, mas não pode perder a dignidade” a meu ver fechou com chave de ouro todo o engajamento proposto e apresentado nessa memorável noitada doroteiana…

Ao final e, não menos importante, o lançamento do livro Harmonia dos Contrários – Textos & Contextos escrito e pelos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio (Comissão Discente) com a participação do professor José Kark Galvão Leite e a supervisão da gestora Macirajara.

Que venha a V Mostra! Parabéns a toda a família Santa Dorotéia pelo especial evento. O colégio cumpre fielmente a mensagem pregada pela sua fundadora Irmã Paula Frassinete: “Jovens, Ide!… E transformai o mundo.”

Vale a pena transcrever: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história” – Bill Gates. (Frase assentada no Convite do evento)

IMPRENSA

Além do nosso blog OABELHUDO, registramos as presenças dos confrades; Francisco Mendes Galindo, do Pesqueira Fuxico e de Francisco de Oliveira Neves do Pesqueira Notícias. O cerimonial foi comendado pelo competente Heraldo Carvalho, como sempre, sem reparos e nem arestas.

Dom Pablito
Editor do OABELHUDO

VEJA PEQUENAS PARTES DAS APRESENTAÇÕES EM VÍDEOS E ALGUMAS FOTOS DO EVENTO! 





iframe>




mais estas fotos do Face do Abelhudo:

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top