Home / Uncategorized / (160 fotos… o nosso “Trânsito” pede SOCORRO para o seu Futuro!) É hora de repensar o Trânsito de Pesqueira, não dá mais para vivermos de soluções imediatistas, temos que planejar o Futuro dele antes que seja tarde demais

(160 fotos… o nosso “Trânsito” pede SOCORRO para o seu Futuro!) É hora de repensar o Trânsito de Pesqueira, não dá mais para vivermos de soluções imediatistas, temos que planejar o Futuro dele antes que seja tarde demais

No início de 1980 contava-se o número de carros e motos que tínhamos aqui na nossa Cidade, principalmente o número de taxistas que dava para se contar nos dedos.  Hoje 39 anos depois, podemos ver que as nossas ruas não comportam mais o número existente de veículos, porque a Frota cresceu muito e, no entanto, a infraestrutura das nossas vias públicas sofreram pouquíssimas mudanças. Na parte Central do Município quase nada foi planejado para se abrir espaços e comportar tantos veículos estacionados como temos agora. O nosso Trânsito virou um caos e agora temos uma missão quase impossível a de resolver esta nossa falta do passado, para que Pesqueira tenha o seu Trânsito reorganizado.

A oportunidade é agora termos que tomar uma atitude e este é o desejo da População, o de rever a logística do nosso Trânsito, para que Pesqueira possa crescer com desenvoltura e não continuar apenas “Inchando sem Planejamento” como ultimamente deixamos acontecer em todas as suas áreas urbanas (Ruas, Bairros, Vilas e etc.). É hora de participar do replanejamento de nossa Cidade, antes que seja tarde.

Não temos mais onde estacionar um Veículo pequeno, imagine um Ônibus de Turismo:

Na verdade, Pesqueira cresceu muito em número de habitantes e bairros, mas, infelizmente, este crescimento Urbano de nossa Cidade está sendo de forma desordenada. Isto mesmo, os bairros se desenvolvem sem infraestrutura de apoio para suas populações a exemplo dos grandiosos loteamentos Eucalipto, Portal, Zé Rocha e toda aquela área de novas construções próximas a Creche do Prado, nem uma destas localidades foi projetada para atender as demandas de Lazer, Comodidade e Saúde das pessoas (Parece que quase nada foi pensado para oferecer uma melhor Qualidade de Vida aos seus moradores). Pois, em nenhum destes Bairros Citados temos espaços de Praças, Quadras, Pista de Caminhada, Postos de Saúde, Escolas Municipais ou outro tipo de apoio aos populares. Melhor dizendo a maioria não tem nem Saneamento Básico e nem Pavimentação que seria o Básico dos Básicos para a instalação de uma comunidade.  Portanto, observando desta forma podemos ver que estamos passando não por um crescimento, mas por um inchaço desordenado e mal planejado, de maneira que devido a esta falta de organização, de visão futura e de apoio aos planejamentos destas comunidades, até a água (que é a matéria primordial para a saúde e a sobrevivência das pessoas) não chega regularmente em algumas destas localidades, simplesmente porque estes bairros foram crescendo sem o acompanhamento correto dos Poderes Públicos do nosso Município e sem a nossa devida fiscalização. Hoje muita gente sofre porque faltaram Planejamento e Requalificação da nossa Rede Hídrica, pois a que temos ainda é a mesmas que atendia a Cidade na década de 50, que tinha praticamente um terço da população que temos atualmente, ou seja, uma tubulação ”velha e inadequada” e com pouca capacidade para a condução da água até estes novos bairros. Porque para atendê-los a Rede de Canos precisaria ser trocada, restruturada e ampliada, mas, infelizmente, ninguém pensou nisso antes e agora tudo está bem mais difícil de ser corrigido.

 

Todos estes problemas são culpa da política de planejamentos imediatistas, que não se preocupa com o futuro das comunidades. Porém, não podemos nos excluir desta responsabilidade, pois sabemos que é o nosso dever o de fiscalizar e, cobrar aos poderes públicos os nossos direitos ao lazer, a Saúde, a Educação, a Segurança e etc. Mas é evidente que este nosso problema (de falta de planejamento) é algo bem cultural, porque a maioria de nós pensa que a Política é apenas o período das eleições (quando fazemos nosso papel de torcer e, eleger o candidato que mais nos agrada.) depois disso quase ninguém acompanha os trabalhos dos tais eleitos nem, os do Legislativo nem os do Executivo.

Seguindo estas observações acreditamos que é hora de tomarmos a nossa posição de verdadeiros Cidadãos (ãs) pesqueirenses e passar a participar maciçamente das próximas decisões do Plano Diretor do Município (documento de planejamento que é renovado a cada 10 anos e que este ano-2019- começará a ser elaborado pelo Poder Público com a participação direta da nossa Sociedade Organizada), para que possamos levar as nossas ideias e, opinar sobre os Projetos de nossa Cidade e, principalmente, sobre o Futuro do nosso Trânsito, que atualmente já está um caos e que precisamos achar soluções concretas para este problema. Porque, como todos sabem Pesqueira tem um grande potencial para o Turismo e, mais cedo ou mais tarde, este Turismo vai se estabelecer aqui em nossa Cidade e Região e irá fomentar a nossa Economia Local. Portanto, se hoje já estamos com grandes dificuldades no Trânsito (sem condições nem de estacionar um veículo pequeno, em horários comerciais, para realizarmos nossas compras no Centro Cidade) imaginem só como iremos comportar, em um futuro próximo, os luxuosos Ônibus Leitos que teremos que receber aqui em nossa Cidade. Temos que olhar para o futuro agora, pois, se não acreditarmos e pensarmos grande agora, já mais seremos grandes no Futuro e o nosso Turismo jamais se consolidará como desejamos. Porque se não acreditarmos nele não investiremos na nossa Cidade, para que ele realmente aconteça. Por esta razão, este é um momento muito especial e importantíssimo para que toda a Sociedade participe, de forma unida e decidida, para que possamos incluir (neste Plano Diretor) a aquisição de terrenos próximos ao Centro. Observamos que já temos poucos espaços disponíveis e que o custo é alto para isso, mas que se não tomarmos a atitude agora poderemos nunca mais ter outra oportunidade como esta para lutarmos por um futuro melhor e garantimos um tráfego de transporte mais livre, no nosso Centro Histórico e Turístico, que é indispensável para o aquecimento da nossa Economia Local na atividade do Turismo que, em breve, será uma das nossas principais fontes de Renda de Pesqueira.

Esta ideia esta sendo conversada e discutida com vários Pesqueirenses (das diversas Classes Sociais) e a maioria deles está de acordo que o Poder Público consiga mais de um espaço para estacionamentos rotativos (próximos ao Centro da Cidade). Como indicação se cogitou, principalmente, o Terreno da Fazenda de Dr. Moacir (Paralelo a principal Rua do Comercio, a Barão de Vila Bela), que hoje, infelizmente, já está sendo loteado por uma empresa particular. Outros deram a ideia do Pátio da Peixe (que tem um grande espaço que poderia ser aterrado e nivelado para se construir um bom e amplo estacionamento), já outros optaram pelo espaço da antiga Fábrica Cica Norte e muitas são as ideias e opiniões, vindas do POVO.

Mesmo assim, a maioria ficou com o terreno de Dr. Moacir que, segundo eles, daria para ser utilizado como Espaço de Lazer, ou seja, manteríamos lá, além do Estacionamento Rotativo, uma Pista de Cooper para a comunidade (que ainda não tem um espaço de atividades físicas adequado na nossa Cidade) e nos dias de festas o ambiente poderia ser utilizado como Pátio de Eventos (o aproveitamento daquele ambiente ao Pé do Monte da Graça seria total). Nos dias festivos, por exemplo, seria invertido o processo de acordo com o tamanho dos Eventos (caso o  Evento se encaixasse  melhor neste Estacionamento os veículos ficariam estacionados pelas ruas do Centro e caso e a Festa fosse mais adequada para o Centro da Cidade o Estacionamento assumiria o seu papel, da guarda dos veículos).

As Opiniões são muitas e divergem, mas todas são voltadas para o mesmo fim, o de adquirirmos, o mais rápido possível, um ou mais destes espaços para desobstruir o Trânsito, facilitar o tráfego de veículos para o turismo e conseguirmos instalar os pontos de paradas dos nossos coletivos urbanos com mais espaços de distribuição pelos bairros da Cidade (Pontos com Cobertura e com Bancos para acomodar com conforto aos populares que precisem circular nos Ônibus urbanos). Afinal de contas, em breve, teremos mais verbas para custear estes e outros Projetos (como uma Central das Lotações, Centrais de Táxi e de Mototáxi e a pavimentação de mais ruas em nossa Cidade). Porque, teremos  75% da arrecadação do IPVA de todos os veículos, anualmente, entrando nos cofres da nossa Prefeitura, além,  das multas realizadas no Município e uma boa parte do valor das taxas que serão cobradas na Zona Azul (tudo isto será uma realidade, assim que a Zona Azul estiver totalmente implantada).

Este seria o local ideal segundo os Populares, o antigo espaço da Fazenda de Dr. Moacir:

Sendo assim, é agora a ou nunca a hora de planejarmos as mudanças reais para melhorar, significativamente, a infraestrutura do nosso Trânsito, que está um “desastre” e com tendência a piorar a cada dia, mais e mais, porque de 1980 pra cá foi como um salto para o Futuro e nós nunca imaginaríamos, naquela época, que um dia a nossa Praça Dom José Lopes ficaria assim, tão congestionada de veículos (quem conheceu esta velha pracinha nos dias de calmaria, que só tinha meia dúzia de “Carros de Praça”- Taxi- no início daquela década, jamais imaginou uma guerra desta que estamos travando hoje, por um espaço para parar um carro ou até mesmo uma pequena moto.). Portanto,  não podemos mais “dormitar” chegou a hora de repensar tudo isso e, inclusive, começarmos a pensar, também, em centralizar os taxis nestes estacionamentos com os seus números de telefones, para as chamadas diretas de qualquer lugar do Centro da Cidade (temos que oferecer aos taxistas e mototaxistas locais com boas infraestruturas de apoio para  o bom desempenho destes  profissionais com banheiros e cobertura para eles e os automóveis). Pois, se observarmos direito não se faz necessário ter os taxistas, que atendem no Centro da Cidade, estacionados nas frentes de Supermercados, nas Praças, nem nas Ruas próximas ao Comércio (isso só acarreta em mais carros parados obstruindo as Vias de Trânsito do nosso Centro Turístico, temos que dar melhores condições de trabalho a estes prestadores de serviços, que são pessoas que estão na linha de contato direto com os Turistas, ou melhor, são verdadeiros Recepcionistas do Turismo, podendo deixar nos turistas uma boa primeira impressão ou não). Porque se oferecemos, a estes, uma Central de Transportes bem Organizada, com cobertura para seus carros, num destes estacionamentos rotativos nas proximidades do Centro todos estes profissionais poderão ter uma melhor qualidade de trabalho a  oferecer e a mesma oportunidade de rodar, pois serão chamados pelos seus telefones fixos de suas Sedes e eles se organizarão em ordem de chamada (como já fazem) e poderão continuar com suas clientelas extras em chamadas particulares ao Celular.

Pesqueira precisa urgentemente aproveitar esta oportunidade da renovação do Plano Diretor, para apresentar as suas ideias e reivindicações para incluí-las neste Plano que só se renovará daqui a 10 anos. Porque é como diz o refrão: “Quem sabe faz a hora não espera acontecer” e a nossa hora é esta Pesqueira. É pegar ou largar! Se continuarmos assim, sem atitude, daqui a mais 10 anos ninguém conseguirá mais transitar nestas ruas e os ônibus de turismo nem poderão mais entrar em nossa Cidade, porque não haverá mais espaço para fazer uma manobra com eles. Pois, por várias vezes, eu pessoalmente já presenciei grupos desistirem de descer no nosso Comércio, porque não tínhamos uma vaga adequada para estacionar o Coletivo, ou seja, o Turista vem a Pesqueira, mas não dá para visitar as nossas lojas devido o congestionamento de carros que os impede de parar os Ônibus no Centro Comercial. Vamos cobrar estes espaços, pois, só juntos e unidos poderemos mudar o quadro desta caótica situação atual e a possível e evidente piora deste Trânsito Futuro! Querendo resolver mesmo, poderemos até abrir uma Licitação para empresas de estacionamentos particulares participarem deste Projeto ou até mesmo empresa que cuidará da Zona Azul poderá também assumir a administração destes futuros estacionamentos que precisamos criar.

Para tudo se dá um jeitinho brasileiro e até poderiam gerar alguns emprego na implantação destes projetos. Pesqueira merece e não podemos aceitar mais esta situação de atraso e constrangimentos no nosso Trânsito que atinge a todos os Munícipes e, Turistas.

Veja imagens do Caos do nosso Transito (sem Estacionamento) e imagens das possíveis benfeitorias (Ponto de Ônibus, Central de Lotações, Central de TAXI e Estacionamento Rotativo com Pista de Caminhada) que poderemos conquistar desde que sejam postas e exigidas a partir deste novo Plano Diretor!

Francisco Mendes Galindo/ Pesqqueirafuxico.com, 25/05/2019.

Alerta! Todas as ruas do Centro da nossa Cidade estão sem espaços para Estacionamento: VEJA FOTOS!

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

      

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top