Home / Destaque / Pesqueira: Um Tesouro cultural e religioso a ser descoberto

Pesqueira: Um Tesouro cultural e religioso a ser descoberto

Localizada no coração de Pernambuco, a cidade de Pesqueira é um verdadeiro tesouro de riqueza cultural e histórica. No século passado, ela foi precursora das indústrias de doces e extrato de tomate enlatados, marcando seu nome na história como palco do apogeu dessas indústrias. Hoje, Pesqueira não apenas mantém viva essa história industrial, mas também se destaca como um dos destinos mais procurados para o turismo religioso, atraindo visitantes ávidos por conhecer a rica narrativa que permeia suas terras.

A cidade abraça com orgulho a herança de seus nativos Xukurus, com 24 aldeias espalhadas por impressionantes 27.544 hectares de terras. A história da colonização e da comarca de Cimbre (terceira do estado e a maior em extensão). Resaltamos, também, que, atualmente, Pesqueira é a 6ª cidade do País com o maior número de indigenas. Tudo isso contribui para a singularidade histórica dessa terra amada.

Entre os principais atrativos turísticos está a história das aparições de Nossa Senhora da Graça em 1936, na aldeia Sítio Guarda. Este fenômeno religioso tem sido um ímã para turistas, impulsionando o desenvolvimento turístico de Pesqueira de maneira notável, mesmo sem receber investimentos estruturais adequados da parte dos nossos governantes municipais e estaduais, Pesqueira vem se destacando diante de outras cidades circunvizinhas na Atividade do Turismo.

A nossa gratidão, por este sucesso, é estendida aos desbravadores do turismo, verdadeiros visionários que entenderam o potencial dessa cidade e se anteciparam ao movimento, pagando o preço do sacrifício com seus investimentos. Destes, destacamos como os principais o Sr. Airon Duarte, cujo investimento pesado em um hotel proporciona conforto e tranquilidade aos visitantes. O saudoso Severino Paixão e seu filho Hugo Paixão, que preservaram a história das indústrias de doces em um museu único nas Américas. O Sr. Edvonaldo Torres que construiu um imponente castelo, no decorrer de duas décadas, hoje aberto à visitação. Esses empreendedores, juntamente com figuras como o Dr. Mario Paulo e o Dr. Sérgio Valença (ex-propietários do Hotel Acauã, hoje hotel pertencente ao Sr. José Cordeiro), o Sr. Eleno Barros (dono da Pousada Villa Bela) e a Sra. Giovanna (do Restaurante e Pizzaria Giovanna) e tantos outros investidores como os da Churrascaria Hollywood e da Pousada e Churrascaria da Renascença todos pioneiros que acreditaram nos investimentos em hotelaria, restaurantes, que são parte importantíssima da nossa infraestruturas turística de serviços para a atividade de acolhimento ao Turista.

A verdade é que , sem estes emprendedores citados o Turismo não estaria se desenvolvendo em nossa Cidade. Pois, o Turismo parece ter sido esquecido pelos nossos governantes, há muitos anos, e sem o interesse destes os governates do estado e seus secretários de turismo nem sonham com o valioso Potencial Turistico que temos neste lugar. Infelizmente isto é fato, quando não valorizamos e não acreditamos no que temos, não divulgamos e não procuramos melhorar. Quem irá se interessar por nosso potencial esquecido ? Temos que acordar e agir, antes que seja tarde demais.

Portanto, o potencial turístico de Pesqueira está longe de ser totalmente explorado. Falta o respaldo político local para abraçar a ideia de que o turismo pode ser a força propulsora da economia local e contribuir com a, estadual. Vereadores e prefeitos precisam reconhecer o valor do turismo interiorano e agir para aproveitar ao máximo esse recurso econômico.

Pesqueira está em um ponto crucial para transformar sua economia, e o desenvolvimento do turismo certamente é a chave para alcançar esse objetivo. Com uma riqueza cultural e religiosa incomparável, a cidade está pronta para se tornar um destino imperdível, que já fora impulsionado pelo esforço de seus desbravadores, só falta, agora (e isto deve ser “para ontem”) a boa VONTADE POLÍTICA das “lideranças” locais que estão inertes e que precisam serem “acordadas “para correrem atrás de beneficios e recursos, para tornar este “Diamante bruto” (PESQUEIRA) em uma “Joia” de rara beleza, cada vez mais, atraente e desejada pelos seus visitantes e seus munícipes.

Francisco Mendes Galindo, 21/11/2023.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top